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Educação

Rede estadual inicia ano letivo no dia 15 com muitas mudanças

07 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
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Mais de dois milhões de estudantes da rede estadual retornam às aulas no dia 15 de fevereiro com uma nova matriz curricular. A grade foi modificada para beneficiar os alunos das três séries do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental.

Entre as mudanças adotadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está a ampliação do tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa em 60%, passando de 10 para 16 aulas. Matemática também recebeu uma ampliação de 70%, passando para 17 aulas no ensino médio. Por isso, duas disciplinas foram implementadas na grade: redação e leitura e educação financeira.

Atendendo a um pedido dos estudantes, a Seduc ampliou em 50% a quantidade de aulas das matérias de física, geografia e história. Os encontros da disciplina Projeto de vida, que orienta o aluno a definir interesses profissionais e pessoais, serão ampliados de quatro para seis aulas nesse ciclo de ensino.

Especificamente para os estudantes da terceira série do ensino médio, outra novidade são as aulas de aceleração para o vestibular, que visa preparar para as avaliações de seleção para o ensino superior, como explica a responsável pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc, Bianka de Andrade Silva: “Estamos começando mais um ano letivo, cheio de materiais didáticos para receber nossos alunos com mais português e matemática e também um grande foco na aprovação para o vestibular, para preparar os alunos para o Provão Paulista e demais vestibulares”.

Para o ano letivo de 2024, os estudantes do ensino médio serão ainda atendidos com a redução de 11 para três itinerários formativos: Exatas e Ciências da Natureza, o de Linguagens e Ciências Humanas e o Ensino Técnico. Os itinerários são baseados no Projeto de Vida dos estudantes, e contam com aulas que ampliam o acesso aos conteúdos das áreas escolhidas.

Nos anos finais do ensino fundamental, os alunos também terão mudanças na matriz curricular. Passam a integrar a grade de aulas as disciplinas de educação financeira e orientação de estudos, com foco em corrigir as defasagens educacionais desse grupo de alunos.

A Seduc publicou no ano passado as resoluções 52 e 53, que apresentam as mudanças nas matrizes curriculares, como resposta à demanda de professores e estudantes da rede estadual.