Infestação
Cerca de 15 escorpiões são achados na Câmara de Votorantim
Uma dedetização combativa está agendada para acontecer no prédio, nesta sexta-feira (19)
Somente nesta semana, cerca de 15 escorpiões foram achados no prédio da Câmara Municipal de Votorantim. A maioria estava próximo à recepção. Uma dedetização combativa foi agendada para ser feita hoje (19), no local. Em função disso, o expediente presencial será encerrado ao meio-dia.
Ainda não há certezas sobre o motivo da infestação, mas a administração deduz que os escorpiões provêm das obras que acontecem na antiga biblioteca municipal, em frente à Câmara.
Segundo relato, os funcionários estão encontrando de dois a três escorpiões por dia. Além disso, em frente ao prédio, há pessoas em situação de rua utilizando o Palco Cultura como abrigo. Elas dormem no chão e podem ser vítimas de picada, se providências não forem tomadas.
Porém, essa não é a primeira vez que escorpiões aparecem no prédio do Legislativo de Votorantim. Há quatro meses, o lugar precisou ser esvaziado para uma dedetização de emergência.
Questionada pelo Cruzeiro do Sul, a Prefeitura disse, em nota, que “o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim não tem registro da presença de escorpiões na Câmara de Votorantim” e, ainda, que “nenhuma solicitação oficial foi encaminhada ao setor”.
A Prefeitura informou que a Zoonoses não realiza a aplicação de veneno para o controle de escorpiões. “O papel do setor é trabalhar com as orientações.” Além disso, em relação à dedetização no prédio da Câmara, “a Zoonoses não recomenda essa ação, tanto para o Poder Público quanto para a população, pois não há um veneno que mate o escorpião.”
A aplicação do veneno, segundo a Zoonoses, pode ter uma pequena eficiência na eliminação das baratas -- o principal alimento do escorpião. “Essa iniciativa pode ainda aumentar o risco de desalojamento do escorpião”, segundo o órgão.
Como proceder
Ainda em resposta aos questionamentos da reportagem, a Zoonoses de Votorantim informou que seu trabalho é de orientação à população, como manter o imóvel limpo e não deixar material acumulado no quintal.
Em 2022 foram relatados 30 casos de picadas por escorpião em Votorantim, número que subiu para 33 casos no ano passado.
A Prefeitura de Votorantim orienta o munícipe que encontrar um escorpião entrar em contato com o setor de Zoonoses por meio do telefone (15) 3243-3807 ou procurar o Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (Siic) pelo 3353-8731. “Em caso de acidente, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento na UPA Central ou na UPA Jataí”, concluí. (Luís Pio - Programa de Estágio)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos