Moradia
Sorteio de lotes do Programa Habitacional Realizar será feito semana que vem
O evento acontecerá no ginásio do bairro Mirante dos Óvnis, em Votorantim; para a participação presencial é preciso retirar a senha no Cohap
O sorteio do Programa Habitacional Realizar está marcado para a próxima quarta-feira (20), às 18h, no Ginásio Willian de Souza Ferreira, no bairro Mirante dos Óvnis, em Votorantim. As senhas para a participação presencial da população já estão disponíveis na sede da Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap), situada na avenida Moacir Oséias Guitti, 51, Jardim Paraíso.
A Cohap vai sortear um total de 101 lotes do Programa Habitacional Realizar Votorantim. A lista inclui 88 no Santo André e 13 no São Francisco. Além dos contemplados, serão definidos dois suplentes para cada terreno.
As demais 250 áreas do loteamento São Francisco serão utilizadas para a construção de casas por meio do Fundo de Arrendamento Residencial, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. A data desse sorteio ainda será definida pela Cohap. As áreas ficam situadas à margem da rodovia Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA 103/079), próximas aos bairros São João e Itapeva.
A lista dos participantes do sorteio será divulgada no site www.cohapvotorantim.com.br. A pessoa precisa estar cadastrada no Programa “Morar Votorantim” da Cohap, residir no município há cinco anos ininterruptos até a data do sorteio, não ter sido beneficiário anterior de nenhum programa de moradia e comprovar renda máxima familiar de até 3 salários mínimos.
A ordem de serviço para o início da implantação do loteamento popular foi assinada em 26 de outubro pela prefeita Fabíola Alves. O evento será transmitido por meio das mídias sociais da Prefeitura de Votorantim.
Características do programa
O Programa Realizar é caracterizado por um contrato de aluguel social do terreno com opção de compra futura. Esse direito poderá ser exercido após 10 anos de residência contínua no local, com comprometimento máximo da renda de 30% com outros os custos da moradia (construção, tarifa de água e energia, e IPTU.
A pessoa sorteada receberá acompanhamento da ocupação do terreno (construção) através da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) da Cohap. Esse trabalho consiste de doação e aprovação de projeto legal, acompanhamento e orientação técnica à construção, cesta básica de materiais (quando aplicável), além de orientações e acompanhamento de ligações de água, esgotos e energia. (Da Redação)