Celebraç
Soamar comemora Tamandaré e o Dia do Marinheiro nesta quarta (13)
A data homenageia a profissão do responsável pela manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos
Em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1807, comemora-se nesta quarta-feira (13) o Dia Nacional do Marinheiro. A data homenageia a profissão do responsável pela manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos. Almirante Tamandaré é considerado o patrono da Marinha Brasileira, devido à sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai e por todo o seu serviço à Marinha do Brasil (MB). Em Sorocaba, a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) foi de grande importância à MB desde sua fundação, em 1998.
Quando a MB se instalava na região de Iperó, para a formação do Centro Industrial Nuclear de Aramar, com o objetivo de dar início ao Plano Nuclear, um grupo de 20 pessoas, lideradas pelo professor Adilson Cezar -- presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) --, uniu-se para formar a Soamar, visando esclarecer e informar a população, bem como promover ações em prol da comunidade local.
“A Marinha, o Exército e todos grupos militares, sempre têm um grupo contrário a eles. E há necessidade de ambientação desses militares. A Soamar existe não só para atos cívicos, mas também para criar um ambiente propício para que eles se integrem à comunidade”, explicou o professor Cezar. Ele vê a comemoração do Dia do Marinheiro como extremamente necessária. “Acho que os atos cívicos não podem ser esquecidos, principalmente pelas novas gerações. Estimulá-las, discipliná-las, fazê-las obedecer uma hierarquia e mantê-las em liberdade é manter a nação brasileira. Por que, sem isso, nós vamos nos desfacelar”, declarou. (Da Redação)