Cidades
TV Box piratas são transformadas em minicomputadores educacionais
Prefeituras de 30 municípios da região receberão 1,5 mil unidades
A Receita Federal e instituições de ensino superior transformam aparelhos de TV Box piratas em minicomputadores educacionais, que agora serão doados para prefeituras de diversos municípios. Na segunda-feira (4), serão entregues 1,5 mil minicomputadores, no auditório da Delegacia da Receita Federal de Sorocaba. A iniciativa visa promover a inclusão digital e o acesso à educação de qualidade para milhares de estudantes.
A ação foi realizada em colaboração com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além das fatecs de Sorocaba, Itu, São Roque e Itapetininga.
Além de Sorocaba, outros 29 municípios vão receber os equipamentos: Alambari, Apiaí, Araçariguama, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capela do Alto, Cesário Lange, Coronel Macedo, Guapiara, Guareí, Itaberá, Itaóca, Itaporanga, Itapirapuã Paulista, Nova Campina, Pilar do Sul, Porangaba, Quadra, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tapiraí, Taquarivaí e Torre de Pedra.
Os aparelhos, inicialmente utilizados para pirataria de conteúdo, foram transformados pelas instituições em ferramentas educacionais. O software ilegal foi removido, e os dispositivos foram reconfigurados com sistemas operacionais e softwares de educação gratuitos. Eles foram inspecionados pela Receita Federal, para garantir que não retornarão ao mercado como receptores de TV Box.
Durante a cerimônia, marcada para as 14h, haverá a oportunidade de conhecer um exemplo de minicomputador transformado e de interagir com representantes das instituições envolvidas. A Delegacia da Receita Federal fica na rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 111, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. (Da Redação)