Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Temporais voltam a causar transtornos na Região Metropolitana

Em Sorocaba, houve alagamentos em várias ruas e avenidas

29 de Novembro de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Em Sorocaba, houve alagamentos em várias ruas e avenidas
Em Sorocaba, houve alagamentos em várias ruas e avenidas (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

A região de Sorocaba viveu uma semana de mudanças climáticas intensas. Em poucos dias, os moradores experimentaram temperaturas baixas e altas, e ontem (29) enfrentaram uma forte chuva que causou estragos em várias partes da cidade, assim como na noite de terça-feira (28). Árvores caíram, o fornecimento de energia foi afetado temporariamente, e algumas ruas ficaram intransitáveis por causa de alagamentos. A cidade não foi a única da região a sofrer com o temporal. Municípios próximos, como Boituva, São Roque e Votorantim -- na Região Metropolitana de Sorocaba --, também registraram alagamentos e outros transtornos. Segundo a Defesa Civil de Sorocaba, a chuva de ontem acumulou 46 milímetros (mm), totalizando 231 mm no mês de novembro até agora. Os ventos fortes derrubaram galhos ou árvores inteiras na rua André Hurtado García (Jardim Judith), na avenida Antônio Carlos Comitre (Campolim), na rua Amadeu Moser (Jardim Nova Esperança) e na rua Capitão Ricardo de Oliveira (Vila Barão). Além disso, a chuva danificou os telhados de algumas casas no Jardim Nova Esperança e provocou enxurradas nas avenidas Itavuvu, Ipanema e Três de Março.

Na avenida Dom Aguirre, foi preciso interditar temporariamente a pista perto da Praça Lions e, na avenida XV de Agosto, perto da rua Antônio Roque Rodrigues. A avenida Afonso Vergueiro também ficou bloqueada por um curto período, entre a rua Souza Pereira e a rua Professor Toledo.

Outros pontos de alagamento foram registrados por leitores do Cruzeiro do Sul. Na rua Francisco Scarpa, perto da Praça Bandeira, no Centro, alguns veículos ficaram presos na água. O mesmo aconteceu na rua Chile, na Vila Barcelona, onde o nível da água estava mais alto. No Parque Três Meninos, as ruas também ficaram inundadas, assim como nas proximidades do córrego Supiriri, na Vila São João. A avenida Armando Pannunzio também foi tomada pela água.

Em Votorantim, as avenidas São João, Otávio Augusto Rangel e Santos Dumont, além da Praça Lecy de Campos, também tiveram problemas com alagamentos. A Prefeitura de São Roque informou que, apesar da chuva ter sido menos intensa na cidade, os ventos fortes causaram estragos em algumas casas e árvores. Nenhuma pessoa se feriu e não houve desalojados.

Em Sorocaba, a Prefeitura informou que está em alerta para atender as emergências pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). As secretarias e autarquias municipais estão trabalhando 24 horas por dia.

Previsão do tempo

No final da rua Francisco Scarpa ficou alagada ontem à tarde. Ventos fortes derrubaram árvores em Boituva - DEFESA CIVIL DE BOITUVA
No final da rua Francisco Scarpa ficou alagada ontem à tarde. Ventos fortes derrubaram árvores em Boituva (crédito: DEFESA CIVIL DE BOITUVA )

Hoje (30), de acordo com o Climatempo, o dia será de sol com muitas nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde. À noite, a chuva para e o céu fica com algumas nuvens. A temperatura mínima será de 19ºC e a máxima de 31ºC. A probabilidade de chuva é de 80%, com um volume estimado de 6 mm.

Amanhã (1º), o sol aparecerá com algumas nuvens durante todo o dia e não há previsão de chuva. A temperatura mínima será de 19ºC e a máxima de 33ºC.

No sábado (2), o tempo não muda muito e o sol continua com algumas nuvens. A temperatura mínima será de 18ºC e a máxima de 34ºC. No domingo (3), o clima muda e o sol dá lugar às nuvens. Haverá pancadas de chuva à tarde e à noite, com trovoadas. A temperatura mínima será de 19ºC e a máxima de 34ºC. A probabilidade de chuva é de 90%, com um volume de 8 mm. (Wilma Antunes, colaborou Vanessa Ferranti)

Galeria

Confira a galeria de fotos