Cidades
Alerta: novos golpes digitais miram nos clientes da CPFL
Criminosos enviam contas falsas por e-mail e criam site "dublê" para pedir 2ª via
Pelo menos dois tipos de golpes digitais envolvendo contas de energia elétrica estão fazendo vítimas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Em um deles, os golpistas enviam contas falsas para o e-mail dos consumidores. No outro caso, sites que imitam os das empresas concessionárias de energia elétrica enganam os clientes que pedem segunda via para fazer o pagamento. Quem já caiu em um dos dois acaba tendo prejuízo em dobro: além de não quitar seus débitos com as empresas ainda perdem dinheiro para os criminosos. Registros de crimes como esses já ocorreram em Porto Feliz e Sorocaba.
Questionada a respeito, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informa que os casos citados “podem se enquadrar na natureza de estelionato”. A pasta estadual informou ainda que não possui dados a respeito. “Essa natureza foi incluída na lista de crimes que podem ser registrados por meio da Delegacia Eletrônica desde 2020, o que auxiliou na diminuição da subnotificação dos casos e, consequentemente, no aumento dos registros”, esclareceu a SSP.
Já a CPFL Piratininga, empresa de energia que atende Sorocaba e municípios da região, informa que a via de acesso à conta digital, para clientes que recebem a fatura mensal por e-mail, é exclusivamente o link encaminhado pelo endereço [email protected].
E-mails falsos
Em Sorocaba, uma idosa de 72 anos, que possui suas contas de energia elétrica e de água em débito automático, estranhou o recebimento de e-mails avisando que estava em débito com a empresa fornecedora do serviço. “Já recebi vários e-mails como sendo da empresa de energia elétrica e achei estranho porque deixo as contas mensais em débito automático. Então, não teria como não ter feito o pagamento”, afirmou.
Por suspeitar das cobranças, a mulher entrou em contato com a CPFL para confirmar que não estava com nenhuma conta em aberto. “O e-mail tem um link para você clicar e fazer o pagamento, achei suspeito e perguntei ao meu filho, que me orientou a ignorar os e-mails, pois é golpe”, explicou.
No entanto, nem sempre as pessoas desconfiam de cobranças, que, na verdade, são golpes digitais. Esse tipo de crime se multiplica diariamente pela internet, usando sites, aplicativos de mensagens, e-mails e redes sociais, entre outros. Na dúvida, é sempre recomendado cautela e verificar a procedência das informações e a origem das mensagens.
Além dos e-mails falsos com supostas contas, há ainda sites falsos, que se passam por canais oficiais das empresas. Os golpsitas se aproveitam do fato de muitas pessoas procurarem em buscadores os sites oficiais das empresas para conseguir a segunda via para pagamento de suas contas. Em Porto Feliz, consumidores relataram ter entrado em um site e baixado a segunda via de suas contas de energia elétrica. Depois, alguns descobriram se tratar de golpe.
Clientes de outras empresas, como Sabesp, e de outras cidades do Estado de São Paulo, também relatam casos semelhantes e prejuízos devido a golpes digitais envolvendo o pagamento de contas de luz e de água.
CPFL orienta
A CPFL Piratininga disse que sempre que o cliente suspeitar de fraude na conta deve acessar o serviço de Débitos e 2ª Via de contas diretamente no site oficial, o www.cpfl.com.br, ou pelo app CPFL Energia, e comparar a conta recebida com a do sistema.
Conforme a empresa, os clientes que entram em contato sempre são direcionados para um endereço seguro, que é o contadigitalcpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado por meio da própria conta digital do cliente. “A conta de energia nunca é aberta diretamente, enviada em anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja [email protected]”, ressaltou a CPFL.
Antes de confirmar qualquer pagamento de contas de energia no aplicativo do banco ou no caixa eletrônico, o cliente deve conferir se os dados que aparecem na tela são os do Grupo CPFL. No caso da CPFL Piratininga, o CNPJ é o 04.172.213/0001-51.
Se for pagar na boca do caixa ou em casas lotéricas, o cliente deve pedir ao atendente que verifique se são esses os dados, antes de confirmar o pagamento. Se os dados forem diferentes, o cliente não deve efetuar o pagamento. A CPFL Piratininga pode ser contatada por meio dos canais oficiais, site www.cpfl.com.br ou app CPFL Energia, para solicitação da segunda via da conta.
Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento da CPFL Piratininga: WhatsApp (19) 99908-8888; SMS 27304; e call center 0800 010 2570 (ligação gratuita). (Da Redação)