Catástrofe
Defesa Civil confirma morte em Ibiúna após impacto do vendaval
Idoso de 81 anos foi atingido por uma árvore que caiu na rodovia Vicinal Presidente Tancredo de Almeida Neves
Um idoso de 81 anos, de Ibiúna, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foi a oitava vítima dos fortes ventos que varreram o Estado de São Paulo na sexta-feira (3). Segundo a Defesa Civil, ele foi atingido por uma árvore que caiu na rodovia Vicinal Presidente Tancredo de Almeida Neves.
A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na segunda-feira (6). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como morte suspeita/acidental na Delegacia de Polícia de Ibiúna e que exames periciais estão sendo realizados no Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, outras sete pessoas também são vítimas do vendaval. Uma pessoa morreu em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; uma em Suzano e duas na capital, todas após quedas de árvores; e uma em Ilhabela, em decorrência de um naufrágio.
Cerca de cem desabamentos foram registrados em 40 municípios, afetando casas, muros e telhados. Mais de 2 mil chamados foram atendidos pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.
Falta de energia
A falta de energia elétrica, provocada pelo temporal, ainda afeta alguns pontos do Estado. A CPFL Piratininga informa que 98% dos clientes já tiveram o serviço restabelecido e que o restante deve ser normalizado até esta terça-feira. A empresa diz que a rede elétrica foi severamente danificada por árvores e objetos lançados pelo vento.
Os serviços públicos estaduais estão funcionando normalmente nesta terça-feira (7), apesar do desabastecimento de energia em algumas áreas. A Secretaria de Estado da Educação informa que 25 escolas estaduais estão sem luz. São 14 unidades na capital e 11 no interior do Estado. Deste total, 14 suspenderam as aulas presenciais. Os estudantes podem acessar o conteúdo das aulas pelo Centro de Mídias. (Wilma Antunes)