Rajadas de vento e chuva
Araçoiaba da Serra declara estado de calamidade pública
Árvores e postes caíram, além de destelhamento em várias partes da cidade. Veja como ficou a região de Sorocaba com os estragos da chuva
As fortes rajadas de vento acompanhadas de chuva fez com que a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) decretasse estado de calamidade pública devido os estragos ocorridos na tarde desta sexta-feira (3). Na cidade, foram registradas quedas de árvores e postes de energia, assim como desabamento de cobertura da quadra de esportes do bairro Rio Verde.
Tatiana Caetano relatou ao Cruzeiro do Sul que Araçoiaba está devastada. A residência dela fica na zona rural e desde o começo da chuva enfrenta problemas. “Minha casa destelhou, desci na cidade para comprar vela e não tem em lugar nenhum, os supermercados estão cheios. Está uma loucura aqui.”, disse a dona de casa.
Por conta destas ocorrências, moradores de diversas regiões ficaram sem energia elétrica por várias horas. A falta também provocou o desabastecimento de água. Segundo a concessionária Águas de Araçoiaba, sem a energia as estações de tratamento (ETA) Jundiaquara -- a maior -- e Valquiria Di Tata não funcionam. As equipes da CPFL atuam no restabelecimento, porém a previsão de retorno não foi divulgada.
Os estragos não atingiram apenas Araçoiaba. Em Votorantim, foram ao menos 10 árvores arrancadas pela ventania, uma delas de grande porte na avenida Paschoal Jerónimo Fornazari, no Vale do Sol. Casas e prédios públicos ficaram destelhados, entre elas a da UBS Vila Nova. Apesar disso, não foram registrados vítimas e alagamentos.
No município vizinho a Sorocaba, a falta de água também é uma realidade. As ETAs Central, Votex, Novo Mundo e Votocel pararam de funcionar por causa da falta de energia. Administrada pela Águas de Votorantim, o retorno do abastecimento só será feito após a finalização da manutenção feitaa pela CPFL Piratininga.
Tanto em Araçoiaba da Serra e Votorantim, a orientação da companhia que fornece a água é, em caso de alguma dúvida, entrar em contato no whatsapp (21) 97211-8064 (Araçoiaba) e (15) 99849-7253 (Votorantim) ou 0800 747 0422.
Pela região, Salto, Piedade, Itapetininga e Araçariguama também sofreram com o temporal. No geral, todas elas relataram diversas quedas de árvores e, principalmente, falta de energia. Equipes da Defesa Civil e demais secretarias de cada município se deslocaram para atendimento das ocorrências durante toda a noite.
Energia
Por meio de nota, a CPFL Piratininga informou na tarde de ontem (3) que todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível. A reportagem insistiu para saber se há previsão de retorno, porém não obteve retorno. A empresa ressaltou que, além do call center (0800 010 2570), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27304.
Rodovias
Ao menos três árvores caíram na rodovia Raposo Tavares durante o temporal e motoristas precisaram ter paciência nos quilômetros 101, 51 e 81 em Sorocaba, São Roque e Alumínio, respectivamente. Nos três trechos a interdição total ocorreu no sentido interior.
Segundo o Centro de Controle de Informações (CCI) da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Por volta das 15h30 a primeira árvore caiu no quilômetro 101, na altura de Sorocaba. Foram 35 minutos de trabalho da concessionária CCR ViaOeste para a liberação do tráfego. Não houve congestionamento.
Já pela região, os motoristas precisaram pensar em rotas de fuga para não ficar parado por muito tempo. No quilômetro 81, em Alumínio, a retirada da árvore demorou quase duas horas. Houve dois km de congestionamento.
Por fim, em São Roque, foram 1h45min de tráfego parado no quilômetro 51. Após a retirada da árvore, os motoristas puderam seguir viagem sem grandes transtornos. Em nenhuma das ocorrências houve feridos. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos