Buscar no Cruzeiro

Buscar

IFSP Itapetininga

Curso noturno de engenharia atrai alunos de toda a região

O curso, avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), é o único na Região Metropolitana de Sorocaba

27 de Outubro de 2023 às 23:01
Beatriz Falcão [email protected]
Instituição oferece 400 vagas para os cursos técnicos e 120 para graduação no próximo semestre
Instituição oferece 400 vagas para os cursos técnicos e 120 para graduação no próximo semestre (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE ITAPETININGA)

O Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP) de Itapetininga destaca-se quando o assunto é engenharia mecânica. O curso, avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), é o único na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), entre as instituições de ensino público, com nota máxima e chama a atenção dos estudantes.

Com dez semestres, a graduação em engenharia mecânica passou a ser ofertada em 2016 e, neste ano, forma a sua terceira turma. De acordo com o coordenador do curso e engenheiro mecânico de formação, Bruno Gianello, o fato das aulas serem ministradas no período noturno é outro atrativo aos alunos. “Dessa forma, eles têm a oportunidade de trabalhar e realizar o estágio obrigatório tanto na parte da manhã quanto à tarde”, explica o docente.

Atualmente, o IFSP tem cerca de 140 alunos matriculados em engenharia mecânica e uma taxa elevada de alocados em grandes empresas. “É muito difícil encontrar aluno em busca de estágio nos três últimos semestres (do curso)”, conta Bruno. Ele explica que o cenário regional -- um polo industrial -- contribui para a “taxa de empregabilidade”.

Além de parcerias com empresas nacionais, o IFSP mantém contato com institutos internacionais. Um exemplo é o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. “Essa oportunidade é um ganho extraordinário, uma colocação dentro do mercado de trabalho”, afirma Bruno. “Hoje temos um aluno não só realizando um semestre letivo nas dependências da instituição, mas também desenvolvendo o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Para o próximo semestre, já temos dois alunos aprovados pela chamada pública”.

Projetos

Antes do IFSP, a última vez que o município de Itapetininga teve um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovado foi em 2007. Hoje, a cidade é agraciada com quatro projetos já aprovados.

Um dos projetos desenvolvidos pelo instituto, em parceria com uma empresa de Alambari (SP), foi um sistema de proteção para a perfuração de gasoduto, o Fusível Mecânico. Para formar a rede de tubos que realiza o transporte de gás natural da região produtora para a região consumidora é necessário locomover o material sem danificá-lo. “Até então, esse equipamento era importado, e hoje podemos desenvolvê-lo no Instituto Federal. Foi o primeiro projeto aprovado”, conta Bruno, com orgulho.

Além da coordenação do curso de engenharia, Bruno também está à frente do Laboratório de Materiais e do projeto Incubadora de Empresas - espaço voltado para startups desenvolverem projetos em parceria com a Fapesp -, e acompanha de perto os projetos desenvolvidos pelo instituto. O engenheiro cita outras iniciativas, como a produção de um braço robótico feito inteiramente em impressão 3D, e também o projeto de biopolímeros, criados a partir da cana-de-açúcar.

“Nós juntamos o técnico com o acadêmico. Portanto, nossos cursos são voltados para a prática”, ressalta Bruno. “Durante o semestre, o aluno desenvolve muitas atividades laboratoriais, tem muito conhecimento técnico agregado e temos uma excelente relação com empresas”.

Para o diretor do IFSP de Itapetininga, Ragnar Orlando Hammarstrom, os projetos são essenciais para a instituição. “Por meio dos projetos, conseguimos atingir vários pontos. O mais importante é a divulgação, não só nas mídias, mas também a oportunidade de trazer as pessoas, e principalmente alunos, para conhecer os nossos trabalhos.”

Semana da Engenharia

O próximo projeto desenvolvido pelo instituto acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a 5ª Semana da Engenharia, que também marca a volta do evento presencial.

Além do conhecimento, é uma oportunidade para os alunos se conectarem com grandes empresas. O cronograma para este ano conta com cinco palestras voltadas para a área de manutenção industrial, soldagens especiais em aço e inox, indústria 4.0, cabos elétricos e veículos elétricos. Uma novidade é o minicurso, também de soldagem, ressaltando a importância da prática.

Instituto centenário

O Instituto Federal de São Paulo é uma instituição de ensino centenária, com 38 campi espalhados pelo Estado. Em Itapetininga, acontece a verticalização da educação, na qual o aluno tem acesso a todas as etapas do ensino em uma mesma instituição. Portanto, o instituto oferece ensino médio integrado com o tecnólogo, curso técnico, graduação, e pós-graduação.

Além do curso em engenharia mecânica, o IFSP oferece licenciatura em Física e Matemática. O ingresso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá, neste ano, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para o próximo semestre, serão ofertadas cerca de 400 vagas para os cursos técnicos e 120 vagas para graduação, sendo 40 vagas para cada curso. (Beatriz Falcão - programa de estágio)