Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região

Secretaria de Saúde do Estado investiga morte de criança por suspeita febre maculosa

Vítima de 7 anos era moradora de São Roque

26 de Outubro de 2023 às 14:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. Foto: Jerry Kirkhart/Wikimedia
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa (Crédito: Jerry Kirkhart/Wikimedia)

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo investiga a morte de uma criança, de 7 anos, moradora de São Roque, por suspeita de febre maculosa. Após ser atendida em um hospital da região, a vítima foi transferida para a capital. A data da morte não foi divulgada pela Secretaria. 

Em nota, a Prefeitura de São Roque informou que a Vigilância Epidemiológica da cidade foi notificada nesta quinta-feira (26) sobre o caso suspeito de febre maculosa, cujo falecimento ocorreu em outro município e esclareceu que, até o momento, a cidade não conta com casos confirmados da doença.

A Prefeitura ressaltou, ainda, que os serviços de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses estão tomando todas as ações pertinentes sobre o caso.

Nas redes sociais, a administração municipal publicou uma nota de pesar sobre o falecimento da criança, que estudava em uma escola do município. 

"Deixamos aqui nossos sinceros sentimentos a família deste lindo menino, que nos deixa tão cedo. Nossa total solidariedade aos pais, com os desejos que encontrem forças para enfrentar este momento tão difícil, diz um trecho da nota. 

Segundo informações do Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, a doença é transmitida pela picada do carrapato. (Da Redação)