Segurança
Comerciantes de Votorantim são vítimas de furto e roubos
Eles irão pedir mais segurança nesta quinta (26), durante reunião do Conseg, às 19h, na Câmara
Comerciantes da avenida 31 de Março, em Votorantim, uma das principais avenidas da cidade -- e também do entorno estendido, -- estão assustados com a onda de furtos e roubos em seus estabelecimentos.
Os criminosos agem principalmente à noite e durante a madrugada, quando o comércio está fechado e o movimento nas vias públicas é menor.
Os lojistas reclamam da falta de segurança e pedem mais policiamento, principalmente nos horários que sofrem ataques.
Na tarde desta quarta-feira (25), a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul esteve na 31 de Março e conversou com vários comerciantes que tiveram seus estabelecimentos furtados e invadidos recentemente.
Nos últimos 15 dias, eles citam pelo menos oito casos. Os ladrões são flagrados por câmeras de segurança de alguns comércios. Porém, nem os equipamentos são suficientes para inibir os furtos e roubos.
Em uma loja de conserto de aparelhos eletrônicos, por exemplo, um homem é flagrado pela câmera saindo do local com um aparelho de TV.
Em um restaurante, o monitoramento também registrou o criminoso forçando uma janela para entrar e, em seguida, sai com o dinheiro que estava no caixa.
Câmera flagra homem dentro de estabelecimento roubando dinheiro (crédito: REPRODUÇÃO )
O dono do restaurante, que preferiu não se identificar, disse que teve um prejuízo de R$ 400 (dinheiro levado pelo ladrão), além do custo para consertar a janela por onde ele entrou.
“Precisei gastar cerca de R$ 600. Foi a primeira vez que meu estabelecimento foi furtado e espero que seja a última. Reforcei a segurança e pago um rapaz para vigiar o local de madrugada. A gente precisa de mais policiamento à noite e durante a madrugada, que é o horário que os bandidos mais agem”, afirma.
Ele disse que mantém o comércio há 12 anos na avenida 31 de Março e, antigamente, costumava colocar até mesas para os clientes na calçada. “Hoje em dia não tem mais como colocar mesas na calçadas por conta da falta de segurança. Até nas mesas dentro do restaurante, que ficam perto das janelas, eles costumam abordar os clientes e pedem dinheiro para comprar drogas. Votorantim está abandonada”, reclama.
O comerciante afirma que registrou boletim de ocorrência na delegacia e passou as imagens da câmera de segurança para a polícia.
Outro empreendedor, que possui um bar, também na 31 de Março, afirma que o local foi alvo de ladrões duas vezes, recentemente. “A última vez foi na véspera do feriado do dia 12 de outubro. Entraram pela janela, que foi estourada, e quando eu cheguei pela manhã para trabalhar estava tudo revirado. Levaram mercadorias. Está cada vez mais difícil para a gente trabalhar aqui. Durante a noite e de madrugada, não tem policiamento. Durante o dia, a gente vê algumas viaturas passando, mas não resolve”, afirma.
O proprietário de uma relojoaria também reclama da falta de segurança ao longo da 31 de Março e no entorno. Segundo ele, recentemente, o estabelecimento foi alvo de furto. Entraram em seu comércio pelos fundos, depois de arrombarem uma janela.
“Depois do furto, coloquei câmeras e reforcei a janela, coloquei grades. Porém, vários comerciantes aqui estão sendo alvo de furtos, praticamente nenhum tipo de loja escapa. Uma aqui em frente teve uma janela de vidro toda quebrada pelos assaltantes. Toda hora um comerciante é alvo de furto ou roubo, está difícil”, reclama.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo informa que no período de 1 a 25 de outubro houve oito registros de ocorrências, sendo seis flagrantes pelas equipes policiais de Votorantim.
“Cabe salientar que a Polícia Militar realiza o patrulhamento preventivo diuturnamente, as ocorrências com resultado de indivíduos detidos, são encaminhadas a Delegacia de Polícia de Votorantim (Polícia Civil), e quando são casos de flagrante delito são encaminhados para audiência de custodia junto ao Poder Judiciário, sendo que em alguns casos acabam sendo liberados. Além disso, diuturnamente são realizadas operações, intensificação do policiamento, pontos de estacionamentos na área comercial, também temos o apoio do policiamento de Força Tática e das equipes de DEJEM e Delegada de Votorantim, com o objetivo de maior visibilidade, segurança e garantia da Ordem Pública, patrulhamentos realizados com base nos indicadores criminais, na prevenção de crimes de roubos e furtos à veículos, transeunte e comércios pela área comercial e pelo município”, reforça.
O que diz a Secretaria da Segurança Pública
Questionada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, nesta quarta-feira (25), que as polícias Civil e Militar atuam em ações conjuntas em toda a região de Votorantim com o objetivo de reduzir os crimes de roubos e furtos no município.
Essas iniciativas têm apresentado resultados promissores nos primeiros nove meses deste ano. Os roubos e furtos registraram queda de 39,62% e 14,75%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2022.
Os esforços das forças de segurança resultaram na prisão de 238 pessoas. Além disso, durante esse período, 64 veículos foram recuperados com criminosos.
De janeiro a agosto, foram registrados 669 furtos e 60 roubos. No mesmo período de 2022, foram registrados 804 casos de furtos e 96 de roubo.
A SSP informa ainda que, em relação à produtividade policial, de janeiro a agosto deste ano, no total, foram instaurados 644 inquéritos policiais, 106 presos em flagrante, 102 infratores presos por mandado, 208 prisões efetuadas, além de outras ações policiais que reforça a importância do registro do boletim de ocorrência, fundamental para mapear os locais com maior incidência criminal, bem como para investigar os casos.
A comunicação pode ser feita pela delegacia da área ou por meio eletrônico pelo site https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home.
Reunião do Conseg
O Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Votorantim realiza nesta quinta-feira (26), às 19h, sua reunião mensal, na Câmara de Votorantim, que fica na região central e que também foi furtado nesta semana.
Comerciantes da avenida 31 de Março e do entorno deverão participar para pedir mais segurança e policiamento para a região, além de relatar a onda de furtos e roubos que estão sofrendo.
Galeria
Confira a galeria de fotos