Região de Sorocaba
CBA realiza teste de sirenes em Votorantim
Iniciativa é preparatória ao simulado de segurança da barragem de Itupararanga, que vai ocorrer em novembro
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) informa que inicia nesta segunda-feira (16), em Votorantim, o teste de sirenes, uma ação preventiva de segurança, que consiste no acionamento sonoro desses instrumentos. A ação segue até esta sexta-feira (20).
Conforme a CBA, que é a empresa responsável pela gestão da represa de Itupararanga, durante o acionamento das sirenes será emitida uma mensagem de voz indicando que a ação é apenas um teste, e na sequência será soado o alarme. "Os testes garantem o bom funcionamento dos equipamentos e não é necessário tomar nenhuma ação ao ouvir o som", reforça.
Ainda segundo a empresa, o teste de sirenes está previsto na legislação de Segurança de Barragens e consta do Plano de Ação de Emergência (PAE), conforme documento entregue à Defesa Civil municipal. "Depois do teste de sirenes, o próximo passo é a realização do Simulado de Segurança de Barragens das hidrelétricas Votorantim, Santa Helena e Itupararanga, que acontecerá no próximo dia 7 de novembro", informa a CBA.
Início em 2022
A CBA iniciou a implantação do PAE em 2022, com o cadastramento da população da região de influência de suas barragens. Na sequência, foram instaladas placas de rotas de fuga e pontos de encontro para orientar as pessoas a se dirigirem a locais seguros, previamente definidos, justamente quando as sirenes forem acionadas em situações de emergência.
A CBA também vem realizando treinamento com a comunidade. "Profissionais especialistas identificados e contratados pela Companhia estão visitando os imóveis na área de influência, em Votorantim, para esclarecer dúvidas e entregar material de apoio. A população tem sido informada da realização do treinamento por meio da entrega de panfletos nos imóveis e com a passagem de carro de som nas ruas dos bairros que estão localizados na área de influência", destaca a empresa.
Segundo a CBA, todas as ações são de caráter preventivo, estão previstas na legislação brasileira e são realizadas em conjunto com a Defesa Civil e órgãos de proteção. "Após a realização do simulado, os testes de sirene passarão a ser regulares como ocorre nas demais usinas geridas pela CBA, com o objetivo de garantir o bom funcionamento dos equipamentos e contribuir para a conscientização e construção de uma cultura de prevenção de todas as comunidades", destaca. (Da Redação)
.
.
Galeria
Confira a galeria de fotos