Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Abertura de empresa na região demora 51 horas em média

Jumirim foi o município que mais se destacou na região ao realizar o procedimento com tempo médio de 4,8 horas

15 de Setembro de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Jumirim, com 4,8 horas (288 minutos), está em primeiro lugar no ranking da RMS
Jumirim, com 4,8 horas (288 minutos), está em primeiro lugar no ranking da RMS (Crédito: EDNILSON JODAR LOPES - ARQUIVO / JCS)

 

O tempo médio para a abertura de uma empresa na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi de dois dias e três horas -- 51 horas -- no mês de julho, segundo dados do Mapa de Empresas, ferramenta do Ministério da Economia. Já no Estado de São Paulo, a média foi menor, de um dia e 20 horas. Os dados referentes ao mês de agosto ainda não estão disponíveis na plataforma.

Jumirim foi o município que mais se destacou na RMS, ao realizar o procedimento com tempo médio de 4,8 horas -- 288 minutos. Porém, a demanda na cidade também é mais baixa, se comparada a outros municípios com mais habitantes. Em 2023, quatro empresas foram abertas em Jumirim. Ao todo, a cidade soma 300 companhias ativas.

Para contabilizar o tempo médio de abertura de uma empresa, o Ministério da Economia leva em consideração o prazo de análise de viabilidade -- avaliação dos requisitos legais e econômicos estabelecidos pelo governo -- e o tempo médio de registro. Em segundo lugar do ranking aparece Tapiraí, com tempo médio de 5,8 horas -- 348 minutos -- para a abertura. No caso desse município, foi considerado apenas o tempo de registro, já que o tempo de viabilidade foi de 0h. Isso significa que a análise ocorreu de forma instantânea.

De acordo com a Prefeitura de Tapiraí, esse tipo de processo foi padronizado na cidade. Dessa forma, a abertura e a inscrição municipal para o microempreendedor individual (MEI), de baixo risco, são realizadas de imediato no site do Sebrae. Já em casos de microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP) e sociedade de responsabilidade limitada (Ltda), o tempo é maior para conseguir as licenças, já que dependem de outros órgãos. Porém, a administração municipal explicou que Tapiraí está em uma área de preservação ambiental e as empresas que se instalam no território são, em sua maioria, de pequeno e médio portes. Por esse motivo, é possível agilizar o processo de viabilidade. Este ano, 12 empresas foram abertas na cidade, que contabiliza 950 companhias ativas.

Já nos municípios da RMS com mais de 100 mil habitantes, o prazo médio para realizar o procedimento foi de 2 dias. Tatuí demorou, ao todo, 30,5 horas; Votorantim 34,1h; Salto 38h; Itu 51,1h; Sorocaba 52,2h; e, por fim, Itapetininga, com prazo de 52,6h.

Na classificação geral de tempo de abertura de empresas na RMS, Sorocaba aparece em 17º lugar. Já em relação à quantidade de empresas abertas, a cidade estabeleceu 1.909 novos negócios em 2023, totalizando 108.785 empresas.

Em último lugar em relação ao prazo, aparece Tietê, com tempo médio de 5 dias e 12 horas para a abertura de companhias. Este ano, foram lançadas 69 empresas na cidade. O número total de negócios ativos é de 5.074. (Vanessa Ferranti)