Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em Pilar do Sul

Operação prende 11 pessoas e apreende cerca de mil cápsulas de drogas

Tráfico de entorpecentes ocorria em um local considerado problemático na cidade e próximo a escolas

25 de Agosto de 2023 às 14:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Operação contra o tráfico de drogas foi realizada nesta quinta-feira (24), em Pilar do Sul
Operação contra o tráfico de drogas foi realizada nesta quinta-feira (24), em Pilar do Sul (Crédito: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Pilar do Sul deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a operação "Santa Cecília", visando combater o tráfico de drogas próximo a uma área escolar da cidade. A ação, que contou com o apoio de policiais civis de Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Itu, Ibiúna, São Roque, Salto e Piedade, resultou na prisão de 11 pessoas, entre elas dois foragidos da Justiça e uma adolescente de 17 anos, liberada aos responsáveis legais. Além das prisões, a operação apreendeu cerca de mil cápsulas de entorpecentes.

A operação iniciou após denúncias anônimas de moradores do Jardim Santa Cecília e, a partir disso, a polícia passou a observar o local com o intuito de levantar os endereços onde estariam guardadas as drogas para o comércio ilícito. "Identificamos ali o tráfico em escolas, só que a nossa atuação não pôde ser imediata. Levantamos oito endereços onde estariam agindo os meliantes. Solicitamos à Justiça o mandado de busca domiciliar nesses locais e deflagramos a operação, com o auxílio da Delegacia Seccional de Sorocaba", disse o delegado titular da Polícia Civil de Pilar do Sul, Milton Andreoli.

Segundo o delegado, os presos são membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), que domina o tráfico em Pilar do Sul. Na organização criminosa, as tarefas eram divididas. Um arrecadava o dinheiro, enquanto outro embalava e uma terceira pessoa vendia: "Inclusive, os autos de prisão em flagrante foram todos elaborados por associação ao tráfico também".

Além das prisões, a Polícia Civil apreendeu 600 pedras de crack, 100 cápsulas de cocaína, 400g de maconha, duas balanças de precisão, cerca de 700 reais, mil cápsulas vazias que seriam usadas para a venda de cocaína, celulares e um caderno de anotações do tráfico.

"Tudo isso era para ser vendido em Pilar do Sul. Inclusive, esse bairro é um local problemático na cidade. O crack hoje em dia é um mal para a sociedade. Infelizmente, a droga ramificou por todos os locais e hoje em dia não se pode mais dizer que essas organizações só existem em cidades grandes. O tráfico dominou o interior e infelizmente nós temos que combater da forma devida", disse o delegado.

Agora, com o material apreendido, a Polícia Civil segue com as investigações para chegar aos chefes do tráfico na cidade. Os detidos foram encaminhados para audiência de custódia e responderão por tráfico de drogas e associação criminosa. Se condenados, a pena pode chegar a até 15 anos de prisão. (Da redação)