Região de Sorocaba
Apagão atingiu clientes da CPFL Piratininga em Sorocaba e mais 14 cidades da RMS
Concessionária de energia informa que, em toda área da CPFL Piratininga, com 27 cidades, 268 mil clientes foram impactados com o desligamento
O apagão que ocorreu na última terça-feira (15), por volta das 8h31, no Brasil, atingiu entre 27 milhões e 29 milhões de unidades consumidoras em 26 estados e no Distrito Federal. Porém, em Sorocaba, provavelmente por conta do feriado pelo aniversário de 369 anos da cidade, foi pouco percebido pelos moradores. No entanto, questionada a respeito, a CPFL informa, que na área da CPFL Piratininga, que é a concessionária de energia elétrica de municípios da região, clientes de Sorocaba e de mais 14 cidades da Região Metropolitana (RMS), foram impactados com o desligamento.
Porém, a concessionária não informou o total de clientes por cidade e nem quanto tempo os clientes ficaram sem energia elétrica. A área de cobertura da CPFL Piratininga abrange, no total, 27 municípios, do interior e do litoral paulista, mas somente 15 deles são da RMS.
“Na área de concessão da CPFL Piratininga, 268 mil clientes foram impactados com o desligamento. A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos. “A CPFL informa ainda que registrou, na manhã de terça-feira (15), o desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), ocasionando interrupção para parte dos clientes das suas distribuidoras”, aponta.
Além de Sorocaba, a CPFL Piratininga também atende os seguintes municípios da região: Araçoiaba da Serra, Araçariguama, Alumínio, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque, Salto de Pirapora e Votorantim.
Já prestadores de serviço de conserto de eletrodomésticos e eletrônicos, como televisão e geladeira, consultados pela reportagem praticamente não receberam chamados de aparelhos estragados por conta do apagão em Sorocaba.
Em uma assistência técnica de aparelhos de televisão, na Vila Carvalho, na manhã desta quarta-feira (16), o proprietário informou que tinha recebido somente uma ligação de cliente relatando problemas em uma televisão. Mas, ele não soube informar se o equipamento tinha sido afetado pelo apagão da última terça.
Já no bairro Iporanga, uma empresa, localizada na avenida Independência, cujos funcionários estavam trabalhando, apesar do feriado, a queda de energia foi percebida durante alguns minutos na manhã de terça mas, logo foi restabelecida.
No bairro Jardim Santa Marina 1, moradores da rua Irineu de Pontes Ribeiro relataram falta de energia elétrica das 8h20 até aproximadamente 9h, ou seja, durante 40 minutos. Já na capital paulista, por exemplo, como era um dia útil normal, o apagão chegou a afetar o funcionamento dos sistemas de metrô.
Fornecimento retomado
Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), o fornecimento de energia foi retomado em todo o país ainda na tarde de terça. “Avaliações preliminares do Ministério de Minas e Energia (MME) confirmaram que a interrupção no fornecimento de energia não envolveu o segmento de distribuição. O ocorrido cortou cerca de 25% do fornecimento de energia no Sistema Interligado Nacional. Assim que foi detectada a interrupção, as distribuidoras agiram em contingência para viabilizar o reestabelecimento dos serviços”, informa.
Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que, na data mencionada, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. “Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, informa.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, garantiu que o Sistema Integrado Nacional (SIN) de energia do Brasil é seguro e que não faltará suprimento energético à população brasileira. O ministro concedeu entrevista à imprensa, na mesma data, sobre a interrupção do abastecimento de energia em vários estados. Ele destacou a ação rápida e integração entre os órgãos responsáveis para o a volta do fornecimento da energia aos consumidores. Conforme a pasta federal, o sistema foi 100% restabelecido às 14h49 de ontem (15).
Equipamentos danificados
Quando o equipamento for danificado devido a problemas comprovados na rede elétrica de responsabilidade da concessionária, o serviço pode ser solicitado em até cinco anos da data provável da queima dos equipamentos. Sobre os equipamentos, a CPFL Piratininga informa que os clientes podem procurar a companhia por meio de seus canais de atendimento e solicitar análise do caso, seguindo o procedimento padrão da empresa.
“O consumidor deve fornecer uma breve descrição da ocorrência, com data e horário do ocorrido, informações sobre sua unidade consumidora, relato dos problemas apresentados e detalhes de marca e modelo do aparelho. O registro pode ser feito pelo site ww.cpfl.com.br, 0800 010 2570 ou nas agências e postos de atendimento presencial”, informa. (Da Redação)