Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Tatuí participa de estudo para remédio contra Covid-19

Pesquisa recruta pacientes infectados e com sintomas causados pelo vírus SARS-CoV-2

12 de Agosto de 2023 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Voluntários receberão medicação ou placebo durante cinco dias
Voluntários receberão medicação ou placebo durante cinco dias (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é uma das cidades brasileiras que está recrutando pessoas para participar do chamado estudo clínico Scorpio-HR, que visa avaliar um medicamento experimental destinado ao tratamento de pacientes com Covid-19.

Os objetivos dos estudos clínicos são identificar abordagens adicionais para proteger a população contra graves ameaças à saúde. Por isso, a pesquisa está solicitando a participação de pessoas que estejam dentro dos requisitos: adultos acima de 18 anos que testaram positivo nos últimos três dias e apresentam sintomas da Covid-19.

A pesquisa é desenvolvida pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC), que está recrutando participantes para o Scorpio-HR. O estudo clínico global (fase 3) é com pacientes não hospitalizados e sintomáticos infectados pelo vírus SARS-CoV-2, o patógeno que causa a Covid-19.

Como explica o IMC, a pesquisa avalia um medicamento experimental para o tratamento da Covid-19 e seu efeito nos sintomas da Covid Longa. O estudo clínico, que acontece em 20 países, foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde, e pelos comitês de ética regionais, seguindo todos os protocolos para segurança e bem-estar dos participantes, informa Thaís Pereira, coordenadora do IMC. “Novos medicamentos são necessários para oferecer opções de tratamento para pessoas que testaram positivo para Covid-19”, diz a coordenadora.

24 semanas

Com a duração de 24 semanas, aproximadamente, o Scorpio-HR é um estudo clínico com um grupo de intervenção, para o qual o medicamento experimental será ministrado por cinco dias, e um grupo de controle, que receberá o placebo pelo mesmo período. Após serem admitidos no estudo, os participantes devem realizar pelo menos oito consultas no IMC para o monitoramento dos resultados, tendo os gastos para o comparecimento reembolsados. As consultas poderão ser presenciais ou virtuais.

“Durante a fase de emergência da pandemia de Covid-19, a participação de milhares de pessoas em estudos clínicos foi um fator-chave para o desenvolvimento seguro e eficiente de vacinas, em estudos que obedeceram estritamente a protocolos internacionais de ética em pesquisa”, ressalta Thaís.

Como participar

Os requisitos para participar do estudo incluem ter 18 anos ou mais, ser portador de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e ter testado positivo para Covid-19 nos últimos três dias, com a presença de um ou mais sintomas relacionados à doença. Os sintomas podem ser tosse, falta de ar, dor de cabeça, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, diarreia e náuseas. Pessoas com 65 anos ou mais ou que estão imunocomprometidas ou em tratamentos com imunossupressores também são elegíveis.

Não estão aptos a participar do estudo pacientes que tenham sido previamente hospitalizados para o tratamento da infecção com o SARS-CoV-2, estejam atualmente hospitalizados ou recebendo atendimento médico de emergência, os que planejam utilizar PaxlovidTM (nirmatrelvir/ritonavir), que tenham histórico de cirrose ou problemas no fígado, ou que já tenham usado outras medicações orais, inaladas ou injetáveis para tratar esse episódio de infecção por SARS-CoV-2.

Para mais informações ou para se candidatar a participar do estudo, os interessados podem comparecer ao IMC na rua Aureliano de Camargo, 905, em Tatuí, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou ligar para (15) 33451-1300 / (15) 99832-1834 / (15) 97404-9650 ou preencher o formulário de inscrição. (Ana Claudia Martins)