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Cidades

Trem Sorocaba-Votorantim tem projeto pronto

Detalhes técnicos de reativação da linha férrea entre as duas cidades serão apresentados em Brasília dia 10 no evento FinanCidades

05 de Agosto de 2023 às 23:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Projeto de reativação da história ligação férrea entre Sorocaba e Votorantim é do engenheiro José Carlos Carneiro
Projeto de reativação da história ligação férrea entre Sorocaba e Votorantim é do engenheiro José Carlos Carneiro (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O projeto +Mobi+Tempo, de reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim, foi selecionado para uma rodada de financiamento em Brasília, no dia 10, durante o evento FinanCidades: rodada de negócios de projetos urbanos. Desenvolvido pela Agência Metropolitana de Sorocaba, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), o projeto é dividido em duas fases.

Na fase 1 seria a implantação, na sua forma mais simples, mas de grande impacto devido à revitalização de uma área de extrema degradação. Nesta fase, o projeto considera duas estações, uma em Sorocaba, com a restauração da Estação Paula Souza e outra em Votorantim, com a construção de um anexo ferroviário junto ao terminal de ônibus.

Todos os materiais históricos ou com potencial passarão a compor um museu dinâmico na fase 1. Segundo o anteprojeto, a operação permite transferir cerca de 5 mil automóveis e 10 mil passageiros que circulam entre as duas cidades. Essa primeira etapa consiste em 6,5 km de extensão e trem com velocidade mínima de 50 km/h. A tarifa estabelecida é de R$ 3,00. O projeto apresenta 5 viagens por hora, por sentido, e 90 viagens diárias por sentido. No projeto constam cinco carros, com capacidade para 80 passageiros em cada um, somando 500 passageiros por viagem, sendo 400 sentados e 100 em pé.

A demanda potencial foi avaliada em 150 mil passageiros. “Uma demanda mais que suficiente para justificar a iniciativa”, disse o engenheiro responsável pelo projeto, José Carlos Carneiro. O estudo considera fluxos de 150 mil, 20 mil e 5 mil passageiros por dia. “Essas demandas poderão se alterar ao longo do tempo conforme a aceitação do sistema até atingir o limite do potencial”.

Quanto ao formato da operação e principalmente a configuração do material rodante, o projeto considera duas hipóteses, são elas: Solução A, considerado um padrão internacional para projetos de Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e a via duplicada e a Solução B, com material rodante histórico de posse da Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, devidamente restaurado.

O engenheiro disse que o projeto se sustenta não só do ponto de vista do investidor, como do interesse público. Carneiro ressalta que a ligação ferroviária entre Sorocaba e Votorantim devolve às duas cidades qualidades urbanas surpreendentes e com investimento baixo, além de aumentar a mobilidade com menor custo e reduzir a emissão de dióxido de carbono na fase 1 e eliminação total na fase seguinte. Quanto a parte histórica, ele destaca que o projeto entrega uma via segura para o tráfego do trem turístico e patrocina a preservação do material histórico com ganhos para a história e turismo.

“Também há o aspecto da requalificação urbana da Estação Paula e seu entorno, com a restauração da estação e a criação de um mirante na área de cota mais alta para a praça Lions, que é um hub importante da cidade, pois ali passa a avenida Dom Aguirre e o rio Sorocaba”, disse Carneiro.

11 estações

Na segunda fase do projeto, o sistema assume o formato de uma linha VLT convencional, com mais estações e obras para integração com o sistema de transporte público de Sorocaba. No projeto constam 11 estações: Votocel, Velangieri, Vila Dominguinho, Tabajara, Ângelo Vial, Parada do Alto, Barcelona, Vila Assis, Terminal São Paulo, Paula Souza e Terminal Santo Antônio.

Para essa outra fase do projeto, serão necessárias obras como o prolongamento da via até o Votocel, acrescentado mais 4 quilômetros de via; duplicação da via e obras acessórias; implantação da eletrificação (apesar de originalmente elétrica, toda a fiação foi roubada, e mesmo assim haveria necessidade de reforço nas subestações); nova ponte sobre a avenida Afonso Vergueiro, na praça Lions; requalificação da plataforma de embarque da estação da Sorocabana para permitir a conexão com o Terminal Santo Antônio; implantação de oficina de manutenção; sistema de sinalização e comunicação e sistema de bilhetagem.

A proposta de operação do projeto consiste em uma viagem de 13,2 minutos, em uma velocidade de 50 km/h e 11 quilômetros de extensão.

“São duas fases. O primeiro ou fase 1 é bem simples e utiliza o material rodante já disponível da Associação de Preservação, e liga apenas as estações terminais da Paula Souza e Votorantim, em um custo estimado de R$ 20 milhões e retorno dentro do projeto. A fase 2 prevê um VLT padrão com extensão até Votocel e 11 paradas, com possibilidade também de conectar os terminais São Paulo e Santo Antônio. O custo é de R$ 560 milhões e depende de subsídios”, explica Carneiro. (Virginia Kleinhappel Valio)