Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oportunidade

São Paulo abre 220 vagas em cursos profissionalizantes na região de Sorocaba

Ação é voltada para jovens de 16 a 24 anos de idade que buscam qualificação para o primeiro emprego

01 de Agosto de 2023 às 13:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Além dos cursos presenciais, estão abertas opções no formato remoto
Além dos cursos presenciais, estão abertas opções no formato remoto (Crédito: TV Brasil)

 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abrirá nesta quarta-feira (2) inscrições para 220 vagas em cursos gratuitos, na região de Sorocaba, para a qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que buscam inserção no mercado de trabalho. No Estado de São Paulo são 15 mil vagas no total.

As vagas na região são nas áreas de Gestão & Negócios, TI e automotivo, com inscrições até o dia 21 de agosto. Para se inscrever, os interessados devem realizar um cadastro e selecionar o curso desejado no site www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br. Além disso, os inscritos devem responder ao quiz vocacional no aplicativo "Meu Futuro Profissional" para efetivar a inscrição. Não precisa realizar processo seletivo.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site. As aulas têm previsão para começar no início de setembro.

Além dos cursos presenciais, estão abertas opções no formato remoto nas áreas de tecnologia, Gestão & Negócios e Saúde. São 9.116 vagas disponíveis e a inscrição pode ser feita também pelo site.

Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Automotivo e Saúde. De acordo com o IBGE (2022), cerca de 30,9% dos jovens do Estado de SP estão desocupados; muitos em emprego informal e sem formação mínima para acessar o setor produtivo.

As opções de cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial ou remoto, com aulas ao vivo. As aulas presenciais serão realizadas em escolas técnicas, como as unidades de ETECs e FATECs, de 75 municípios do Estado. (Com informações do Governo do Estado)