Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Votorantim promove ação contra hepatites virais

Testes rápidos e orientações sobre a doença serão realizados nesta terça-feira (25), na praça Lecy de Campos

25 de Julho de 2023 às 09:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Segundo o ministério da saúde, entre 1 milhão de brasileiros que devem viver com a hepatite B, somente 264 mil (24%) foram diagnosticados
A ação na praça Lecy de Campos fará parte da campanha Julho Amarelo, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A prevenção e o controle das hepatites virais serão o foco de uma ação promovida pela Prefeitura de Votorantim, nesta terça-feira (25), das 16h às 21h, na praça Lecy de Campos. Durante o evento, os profissionais da Secretaria de Saúde também aplicarão as vacinas contra a gripe e a Covid-19.

A ação na praça Lecy de Campos fará parte da campanha Julho Amarelo, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019. O objetivo é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais do município.

A hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Os sintomas se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, as inflamações são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

 

UBSs e ESFs

O trabalho de prevenção e controle das hepatites já é feito em Votorantim por infectologistas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e oferece assistência com psicólogo, enfermeiro, ginecologista, urologista e assistente social.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão capacitadas para o acolhimento de pacientes com queixas ou suspeitas de ISTs.

 

Influenza e Covid-19

Junto com a ação contra a hepatite, a Secretaria de Saúde fornecerá na praça Lecy de Campos a vacina Pfizer Bivalente contra a Covid-19. A população-alvo será maiores de 18 anos ou pessoas com 12 anos ou mais de idade (imunossuprimidos ou com algum tipo de comorbidade).

As doses contra gripe serão aplicadas em pessoas com 6 meses ou mais de idade. Para se vacinar, basta apresentar um documento pessoal. (Secom de Votorantim)