Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região recebe 25 respiradores e amplia capacidade das UTIs

15 de Julho de 2020 às 00:01

Região recebe 25 respiradores e amplia capacidade das UTIs Reforço é para Sorocaba, Salto, Itaberá e Cerquilho. Crédito da foto: Divulgação / Secretaria Estadual da Saúde

O Departamento Regional de Saúde (DRS-16) de Sorocaba, composto por 48 municípios, receberá 25 respiradores pulmonares para auxiliar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Ao todo o governo do Estado de São Paulo distribuirá 179 equipamentos para 45 cidades da região metropolitana, litoral e interior paulista.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES), os novos respiradores serão utilizados na ampliação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar responsável pelo atendimento de casos graves de Covid-19 nos municípios.

Na DRS-16 foram beneficiadas as cidade de Sorocaba, com nove equipamentos para as Unidades de Urgência e Emergência (UPHs, PAs e UPA); Salto, com 11 respiradores para o Hospital e Maternidade Municipal; Itaberá, com três unidades para a Prefeitura Municipal; e Cerquilho, com dois aparelhos para a Santa Casa Municipal.

A Prefeitura de Sorocaba informou que a expectativa é de que os novos respiradores cheguem hoje à cidade.

De acordo com a SES, o Poder Executivo estadual realiza a distribuição dos itens levando em consideração a demanda de internações por Covid-19 de cada região e estrutura para novos leitos, de forma a permitir a ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. “O Estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de doações. Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o Estado, fortalecendo a rede assistencial”, afirmou o secretário executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.

Sorocaba

Segundo divulgado pela Secretaria de Saúde (SES), com a nova remessa de equipamentos Sorocaba passará a contar com 25 leitos de estabilização equipados com respiradores pulmonares. Atualmente são 16 unidades, cinco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edém, cinco na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, dois na UPH Zona Norte e quatro na UPH Zona Oeste.

A SES ainda não informou quais unidades receberão os novos equipamentos do Governo do Estado, apenas afirmou que os aparelhos serão destinados às Unidades de Urgência e Emergência (UPHs, PAs e UPA) de forma estratégica. (Wesley Gonsalves)