Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região do Hospital Regional terá 201 vagas da Zona Azul neste mês

20 de Dezembro de 2018 às 23:59
Ana Claudia Martins [email protected]

Região do Hospital Regional terá 201 vagas da Zona Azul Medida atende reivindicação antiga dos usuários, principalmente dos hospitais instalados naquela área. Crédito da foto: Emidio Marques

Nove ruas da região do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) passarão a contar com 201 vagas de Zona Azul até o dia 30 deste mês, anunciou a Prefeitura de Sorocaba. Sete vagas de estacionamento rotativo naquela região já foram implantadas na rua Rogério Arcury. Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, as demais ruas que irão receber as vagas de Zona Azul são: Claudio Manoel da Costa, Achiles Campolim, Pandiá Calógenas, Cônego Januário Barbosa, Conde D’Eu, Andradas, Bernardo Guimarães e Libero Badaró.

Os trabalhos na região começaram no dia 27 de novembro e até o início da tarde de quarta-feira (19) estavam concluídos somente em um trecho da rua Rogério Arcury. A Prefeitura de Sorocaba afirma que a instalação das vagas de estacionamento rotativo naquela área da cidade atende a uma reivindicação antiga dos usuários, principalmente dos hospitais. “A medida faz parte dos planos de expansão do estacionamento rotativo no município, que atualmente possui em torno de duas mil vagas”.

De acordo com a demanda

De acordo com a Urbes, as vagas são definidas conforme a necessidade de estacionamento nos locais de grande circulação. “Em fase de finalização, a implantação do estacionamento rotativo nos entornos do CHS é uma solicitação antiga da população que frequenta aquela região. Após estudos de viabilização técnica, a Urbes concluirá a implantação ainda no mês de dezembro”, aponta.

Quem precisa estacionar nas proximidades do CHS há anos enfrenta o problema de falta de vagas e quando elas existem outro agravante é a atuação dos guardadores de carro, mais conhecidos como “flanelinhas”. É o que aponta o coletor de lixo, Jair R. de Souza, 39 anos, que tentou estacionar em frente ao CHS na manhã de quarta, mas não encontrou vaga. “Vim deixar uma pessoa no Hospital Regional, mas não tinha lugar para estacionar nem nas vagas rápidas, que são 15 minutos e os carros têm que ligar o pisca-alerta, mas vários veículos estavam há bem mais tempo estacionados aqui”, reclama.

Jair também não acredita que a implantação de Zona Azul na rua do CHS irá resolver a problema de falta de vagas. “O problema maior é chegar no hospital para uma emergência e não encontrar cartão de Zona Azul para comprar”, aponta.

Já a Prefeitura destaca que a iniciativa municipal tem como objetivo aumentar a oferta de vagas de estacionamento nas ruas do centro de Sorocaba, por meio da rotatividade, auxiliar na fluidez do trânsito, otimizar o acesso da população aos serviços e atividades econômicas, além de combater o comércio clandestino de cartões e coibir a atuação dos guardadores de carros.

A obrigatoriedade do uso do cartão ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 13h. Os cartões são válidos por 1 hora, podendo ser utilizados até 2 cartões de 1 hora, de acordo com o prazo estabelecido nas placas de sinalização. Segundo a Urbes, é importante que o munícipe esteja atento ao tempo máximo de permanência no local. Após o fim do prazo, o veículo deve ser retirado da vaga.

O estacionamento rotativo é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo decreto municipal nº 22.268, de 5 de maio de 2016. Segundo o artigo 181, do CTB, o condutor que descumprir as regras para o estacionamento rotativo comete infração grave (5 pontos na CNH), multa no valor de R$ 195,23 e remoção do veículo. São infrações de trânsito estacionar nos locais definidos como Zona Azul de forma irregular, sem o devido pagamento e com excesso de prazo permitido para o local.

App deve funcionar até o final do mês

Região do Hospital Regional terá 201 vagas da Zona Azul Para usar o app será necessário fazer um cadastro, informa a Urbes. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo

Depois de ter seu lançamento adiado por questões de ordem técnica, a Prefeitura de Sorocaba afirma agora que o aplicativo Zona Azul Digital estará disponível para uso dos sorocabanos ainda este mês. “Os erros foram corrigidos e, concluindo a fase final de testes, em breve o app estará disponível para download nas plataformas Android e IOS. A entrega deverá ocorrer este mês ainda”, disse em nota o Executivo. O lançamento tinha sido anunciado no dia 3 deste mês, pelo secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes — Trânsito e Transporte, Luiz Alberto Fioravante. O aplicativo será útil, por exemplo, para facilitar a vida do munícipe na hora de comprar créditos de estacionamento rotativo e também para consultar os pontos de venda de talão, e as vias que contam com vagas de Zona Azul, além de outras informações sobre o estacionamento rotativo em Sorocaba.

A Prefeitura afirma que o atraso no lançamento do aplicativo ocorreu porque durante a fase de testes para lançamento do sistema foram encontrados erros operacionais e funcionais, que impactaram a utilização do app pela população. O Executivo negou que houve atraso na contratação da empresa que ficou responsável pela parte financeira do sistema de cobrança do aplicativo.

Segundo a Urbes e a empresa TI.Mob, responsável pelo desenvolvimento, manutenção e expansão do aplicativo, para usá-lo, assim que estiver disponível, será necessário fazer um cadastro fornecendo nome completo, CPF, placa do carro e também informações sobre o cartão de crédito. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos