Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região de Sorocaba tem alerta de frio intenso a partir do fim de semana

22 de Maio de 2020 às 09:25

Segundo previsão do Climatempo, dias mais frios devem ser a segunda e a terça-feira (25 e 26). Crédito da foto: Fábio Rogério (7/5/2020)

Uma frente fria avança sobre o Brasil nesta sexta-feira (22) e deve provocar queda nas temperaturas em todas as regiões do País, incluindo o Estado de São Paulo. A região de Sorocaba é uma das que estão em alerta para frio intenso a partir do fim de semana, segundo a Defesa Civil Estadual, com previsão de mínimas entre 0º e 7ºC.

Segundo o Climatempo, em Sorocaba, nesta sexta a queda de temperatura ainda não será tão sentida, já que a mínima ficará em 15ºC e a máxima em 27ºC. Porém o tempo fica instável e há possibilidade de pancadas de chuva à noite. O sábado (23) também será chuvoso e mais frio - os termômetros marcam entre 12ºC e 22ºC.

No domingo (24), ainda conforme o Climatempo, o sol volta a aparecer, mas a cidade terá mínima ainda menor, de 9°C, e máxima de 20°C. A segunda e a terça-feira, dias 25 e 26, serão os dias mais frios durante a passagem da frente fria, com termômetros entre 7°C e 21ºC e 22ºC, respectivamente. O céu permanece ensolarado.

Em outras cidades da região o frio pode ser ainda maior. Em Piedade e São Roque, por exemplo, a mínima chega a 5°C na segunda e na terça, de acordo com o Climatempo.

Outras regiões

Além da região de Sorocaba, constam no alerta da Defesa Civil Estadual a Serra da Mantiqueira, a Região Metropolitana de São Paulo e as regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Barretos, São José do Rio Preto, Itapeva, Campinas e Marília.

Ar polar

Segundo o Climatempo, esta será a segunda grande frente fria do mês e sua massa de ar frio de origem polar chega ao Brasil com forte intensidade. Da mesma forma como ocorreu nas vésperas do Dias das Mães, o ar gelado vem pelo interior do continente e assim se espalha com mais facilidade pelo interior do Brasil.

Em algumas áreas do Rio Grande do Sul e  de Santa Catarina, queda da temperatura começa a acontecer já queda de temperatura começa acontecer nesta sexta. Mas é durante o fim de semana, 23 e 24 de 22 de maio, que o ar gelado invade de vez o Brasil e chega com força Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas.

No próximo fim de semana também volta a esfriar sobre as Regiões Centro-Oeste e  Sudeste do Brasil. As temperaturas vão continuar em queda no começo da próxima semana. As madrugadas serão bastante frias e novos recordes de frio devem acontecer no país.