Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região de Sorocaba permanece na fase amarela do Plano São Paulo

28 de Agosto de 2020 às 13:16
Vinicius Camargo [email protected]

Sorocaba permaneceu na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo pela terceira semana consecutiva. Crédito da foto: Fábio Rogério (01/08/2020)

Atualizada às 14h40

As 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba permanecem na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo pela terceira semana consecutiva. O anúncio foi feito pela secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (28).

Com a decisão, os comércios não essenciais podem continuar abertos nos 48 municípios. As restrições de funcionamento não podem ser alteradas. Além disso, os prefeitos dessas cidades conseguirão apenas recuar para a fase 2 (laranja) ou para a 1 (vermelha), a mais restritiva.

Em relação à semana passada, nenhuma região de saúde do Estado avançou ou regrediu na classificação do Plano. Dessa forma, 88% população paulista continua em áreas enquadradas na fase amarela.

Queda nos índices

Segundo o secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, na última semana, os índices relativos à pandemia de Covid-19 caíram no Estado. O percentual de novos casos teve redução de 5%. Já o número de óbitos pela doença decaiu 11% e as internações, 10%.

Devido às reduções, São Paulo já saiu do platô da pandemia, afirmou Doria. Isto é, a curva de contágio pelo coronavírus no Estado segue em tendência decrescente. "Superamos, ao nosso ver, o pior momento da pandemia do coronavírus em São Paulo. E esta é uma afirmação, e não uma suposição", disse o governador.

Mudança de critérios

O Centro de Contingência do Coronavírus, responsável pelo Plano São Paulo, anunciou mudanças no sistema. Houve alterações nos critérios para o avanço à fase 4 (verde), mais flexível.

Agora, para progredirem, os municípios deverão registrar, no máximo, 40 internações pela Covid-19 para cada 100 mil habitantes, durante 14 dias. O número de mortes também não poderá ultrapassar cinco, com base na mesma amostra populacional e período.

Abertura de vestiários de academias

A partir de agora, as academias de ginástica poderão abrir os vestiários aos frequentadores. A decisão também foi tomada pelo Centro de Contingência e comunicada pelo coordenador do comitê, José Medina.

Conforme Medina, a medida atende a um pedido dos próprios estabelecimentos. Para a liberação, o governo considerou a estabilidade da evolução da pandemia e estudos que mostram baixos riscos de transmissibilidade do vírus por superfícies. (Vinicius Camargo)