Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região de Sorocaba amplia leitos de UTI para pacientes com coronavírus

14 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Região Metropolitana amplia leitos de UTI A Santa Casa de Sorocaba ganhou 50 novos leitos exclusivos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão ampliando o número de leitos em hospitais e unidades de saúde especificamente para atender os casos do novo coronavírus.

As ampliações estão sendo feitas em Sorocaba e em pelo menos mais quatro municípios: Itapetininga, Cerquilho, São Roque e Votorantim.

Em Sorocaba, a Santa Casa de Misericórdia passou a contar, ontem, com 50 novos leitos exclusivos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Dos 50 leitos, 20 serão voltados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e todos contam com respiradores. A nova ala foi preparada ao longo das últimas três semanas.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Irmandade, Padre Flávio Jorge Miguel Jr., a Santa Casa dispunha de 20 leitos disponíveis para UTI. Em fevereiro, ao assinar o Plano Operativo Assistencial (POA) com a Prefeitura de Sorocaba, 20 novos leitos foram contratados. “E agora estamos aumentando esses leitos em uma antiga ala, uma antiga UTI que nós tínhamos na Santa Casa”, afirma Padre Flávio.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, destacou a importância da nova ala, agradeceu pela parceria com a Irmandade e parabenizou a Santa Casa pela preparação do local em um curto prazo. “Esperamos que esses leitos não precisem ser usados, mas se precisarmos sabemos que eles estão dotados de toda a infraestrutura necessária, assim como profissionais qualificados”, disse a prefeita.

A Prefeitura de Sorocaba também monta um hospital de campanha na Arena Multiuso, que fica na altura do quilômetro 106 da rodovia Raposo Tavares, para atender pacientes de média e baixa complexidade. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o hospital contará com 84 leitos.

Votorantim dobra vagas na UTI

A Prefeitura de Votorantim também anunciou medidas de ampliação nos leitos de internações, bem como de UTI e a previsão da montagem de novos espaços na UPA Central, que passa por obras de reforma.

Em se tratando dos leitos hospitalares, a Prefeitura afirma que após reuniões em conjunto com o instituto Moriah, que administra o hospital municipal, uma reestruturação no setor de internações possibilitou aumentar de 19 para 52 os leitos disponíveis para a demanda por coronavírus e internações clínicas.

O município conseguiu, ainda, aumentar de cinco para dez os leitos de UTI, dos quais cinco exclusivamente para Votorantim e cinco em sistema de regulação estadual (vagas Cross).

Caso necessário, o governo municipal também estuda a implantação imediata de mais 20 leitos exclusivos para coronavírus, na chamada “zona cinzenta” de gravidade. Esses, de acordo com a Prefeitura de Votorantim, já estão planejados para serem instalados junto ao PA Central e funcionarão, assim como os hospitais de campanha, no atendimento de pacientes de Covid-19 com quadros de menor complexidade, ou seja, indivíduos que devem permanecer internados, mas que dispensam a necessidade de cuidados em UTIs.

Itapetininga terá hospital de campanha

A Prefeitura de Itapetininga anunciou que já está em construção um hospital de campanha na cidade. O local será a segunda unidade voltada para auxiliar no fluxo de atendimento a pacientes que possam contrair a Covid-19.

O hospital de campanha está sendo montado na rua Padre Albuquerque, em frente ao Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes. Segundo a Prefeitura, serão oferecidos mais seis consultórios, 12 leitos e uma interligação direta com o hospital municipal. A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, disse que já solicitou mais 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao governo estadual.

A construção do hospital de campanha é a segunda medida da gestão municipal para ampliar o número de leitos. A primeira iniciativa foi a abertura da Policlínica no Central Parque 4L. A nova unidade começará a funcionar hoje, com 23 leitos para atender, principalmente, os casos de baixa e média complexidade de Covid-19. Já no hospital municipal a estrutura conta com dez leitos de UTI e 16 de enfermaria.

Cerquilho reforma antiga ala que estava desativada

A Prefeitura de Cerquilho deu início à reforma de uma ala desativada da Santa Casa para a implantação de 20 novos leitos.

O espaço terá estrutura e equipamentos adequados para observação da evolução do quadro do paciente ou então para estabilizá-lo até a transferência para uma UTI.

Além disso, o município também comprou, para as unidades de saúde e Santa Casa, seis monitores cardíacos, dez bombas de infusão, quatro aspiradores cirúrgicos, dois oxímetros, 20 espaçadores para casos emergenciais, dez termômetros infravermelho, 120 visores de proteção, 12 mil aventais descartáveis, dez mil gorros descartáveis, 500 macacões de proteção impermeável, 300 óculos de proteção simples, 100 óculos de ampla visão, mil máscaras N95, 20 mil máscaras descartáveis e 1,5 mil frascos de álcool gel 70%.

A Prefeitura de Cerquilho informa ainda que a cidade conta com cinco respiradores, e que está em contato com empresas do setor na tentativa de conseguir comprar outros.

São Roque terá unidades de casos leves e graves

A Prefeitura de São Roque anunciou uma nova unidade para atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios, prováveis de Covid-19.

Instalada na sede do antigo Pronto Atendimento da Santa Casa, a unidade já possui recepção, triagem, consultório médico e hall de espera. Na internação, ala para pacientes com quadros leves e moderados, que necessitam de atenção hospitalar, com dez leitos adultos e dois pediátricos, além de sala de estabilização, para casos críticos, com três leitos, equipamentos, EPI‘s e insumos.

Já a UTI, que será destinada à internação e tratamento de pacientes graves, contará com dez leitos. A estrutura está sendo finalizada com a locação, aquisição e entrega de equipamentos e suprimentos.

O prédio que abrigava a Unidade de Hemodiálise também será utilizado no enfrentamento da Covid-19. O local deve receber pacientes com sintomas leves. (Ana Cláudia Martins)