Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rede pública já testou 9,7 mil para covid-19 em Sorocaba

26 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba já testou 9,7 mil para Covid-19 Exame para detectar o novo coronavírus. Crédito da foto: Chip Somodevilla / Getty Images / AFP (16/3/2020)

Quase 10 mil pessoas já foram testadas para sintomas de Covid-19 em Sorocaba. Segundo dados da Secretaria da Saúde (SES), até o momento, 9.742 pacientes foram submetidos a testes de coronavírus pela rede pública municipal de saúde. A cidade iniciou os testes rápidos no dia 30 de abril.

Os testes rápidos podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de Pronto Atendimento (PA). Eles são feitos de acordo com o fluxo de notificação para suspeitos de Covid-19 em munícipes de Sorocaba no âmbito público. Conforme a SES, o resultado dos testes aplicados na rede municipal de saúde sai em 24 horas pelo laboratório municipal.

Segundo o fluxo, são testados pacientes com quadros de síndrome gripal (SG), entre adultos, idosos e crianças, e pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). No caso de SG são considerados sintomas como quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse, ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória. Em crianças considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Em idosos a febre pode estar ausente, e deve-se considerar também critérios de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Já na SRAG são considerados como sintomas: dispneia ou desconforto respiratório, ou pressão persistente no tórax, ou saturação de O2 menor que 93% em ar ambiente, ou coloração azulada dos lábios ou rosto. E em crianças, além dos itens anteriores, são observados os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Já o Governo do Estado informou que já entregou no total 250 mil testes para o todo o interior paulista, sendo 4 mil para Sorocaba.

Fluxos

No fluxo 1, de pacientes com SRAG, é feito o chamado teste PCR no qual as amostras são coletadas através da introdução de um cotonete nas narinas, a chamada coleta swab, atingindo a nasofaringe. No fluxo 2, são testados profissionais das áreas da saúde, segurança, limpeza pública, transportes públicos e sistema funerário; além de idosos, pessoas com comorbidades, população de alta vulnerabilidade social e residentes em instituições fechadas.

Do 3º ao 7º dia de sintomas, o teste é feito pela coleta swab. A partir do 8º dia de sintomas é aplicado o teste de sorologia, que verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao coronavírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

O fluxo 3 refere-se à população que não se enquadra em nos fluxos 1 e 2, e até o 7º dia de sintomas a orientação é para isolamento domiciliar e retorno para coleta de sorologia na UBS de origem do paciente. Já a partir do 8º dia de sintomas é feita a coleta de sorologia. (Ana Cláudia Martins)