Buscar no Cruzeiro

Buscar

Receita recebe mais de 15 mil declarações do Imposto de Renda

10 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Receita recebe mais de 15 mil declarações do IR Prazo vai até 30 de abril e as restituições começam em maio. Crédito da foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil (Arquivo)

Na primeira semana do prazo, 15.210 contribuintes de Sorocaba encaminharam à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. A Receita começou a receber as declarações dos contribuintes na segunda-feira (2) e o prazo termina no dia 30 de abril. Segundo a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Sorocaba, o total representa 9,05% do número esperado.

Conforme o delegado da Receita, Ari José Brandão Júnior, só em Sorocaba 167.936 contribuintes devem entregar suas declarações este ano. A estimativa é 5,6% maior (8.936) em relação a 2019, quando o total esperado foi de 159 mil declarações.

De acordo com a Receita Federal, entre os contribuintes obrigados a apresentar a declaração anual referente ao exercício de 2020, ano-calendário 2019, estão aqueles que receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70.

A vantagem para quem entrega no início do prazo a declaração é receber o valor a ser restituído já nos primeiros lotes. E este ano a Receita Federal irá antecipar o pagamento das restituições.

O primeiro lote de restituição está programado para o dia 29 de maio, e o último lote previsto para 30 de setembro. Para efeito de comparação, no ano passado as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até o dia 16 de dezembro.

Para quem já está contando com o dinheiro para pagar alguma dívida, por exemplo, quanto antes entregar a declaração mais cedo irá receber o valor.

As restituições serão priorizadas pela data de entrega da declaração do IRPF, que deve ser feita pelo computador, utilizando o programa disponibilizado na página da Receita ou pela interface do Portal e-CAC, mediante a utilização de certificado digital. Outra opção é a utilização do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, caso o contribuinte opte por fazer sua declaração por meio de dispositivos móveis, como o telefone celular.

Contudo, algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição: aqueles com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos; os portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Em seguida começa a restituição para os demais contribuintes, de acordo com a data de entrega da declaração. Outra mudança em relação ao ano passado está no número de lotes de restituição, que passam a ser cinco em vez de sete.

Quem não entregar a declaração do IRPF 2020 dentro do prazo, ou seja, até às 23h59 do dia 30 de abril terá que pagar uma multa pelo atraso. Este ano, a expectativa da Receita Federal é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo em todo o País.

Na região, 8,43% entregam

Segundo a Delegacia da Receita Federal em Sorocaba, na semana passada, 38.375 contribuintes de 52 municípios da região entregaram suas declarações do IRPF 2020. O total corresponde a 8,43% do esperado para a região, que é de 455.196 declarações.

Conforme a Receita, a estimativa total da região de Sorocaba é 6,1% maior ante as declarações do IRPF 2019, cujo total foi estimado em 429 mil no ano passado. O aumento corresponde a 26.196 declarações a mais este ano. (Ana Cláudia Martins)