Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rapaz ganha prótese para a perna em Sorocaba; veja o vídeo

07 de Dezembro de 2019 às 19:00

https://youtu.be/iB7Kl2pnYKU

Traumas individuais fornecem material para roteiros de ficção de filmes e livros e emocionam multidões em salas de cinemas e de leituras.

A realidade, essa eterna fonte de inspiração, também vai além dos roteiros tradicionais e surpreende o público com histórias de dor e sofrimento que combinam superação, criatividade, improviso, otimismo, resistência, solidariedade, exemplo para outras pessoas que vivem dramas de grande impacto.

A história do estudante de gestão ambiental Marcos de Oliveira Moraes, de 23 anos, acabou por vincular a pequena cidade de Itaituba, no Estado do Pará, a Sorocaba.

Por conta de um acidente de moto em 16 de abril de 2018, Marcos teve a perna esquerda amputada na altura da panturrilha.

Crédito da foto: Divulgação

Após comprar uma prótese com parte do seguro do DPVAT, o equipamento apresentou defeito e foi impossível recuperá-lo.

O diferencial está na atitude com que enfrentou esse momento decisivo, marcado pela decepção.

Sem dinheiro para adquirir uma nova prótese de qualidade, ele próprio fabricou uma prótese com materiais improvisados, que incluíram selim de bicicleta e tubo de PVC.

O caso viralizou na internet, com mais de 13 milhões de visualizações, e na última sexta-feira Marcos contou sua história em apresentação ao vivo no programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo.

A repercussão na internet levou o empresário Nelson Nolé, dono da Conforpés -- empresa de Sorocaba especializada em próteses para pessoas com deficiência --, a receber centenas de mensagens que pediam para que ele ajudasse Marcos.

Crédito da foto: Nelson Nolé

Nolé o transportou de Itaituba para Sorocaba e doou para Marcos uma prótese de alta tecnologia, fabricada com fibra de carbono, mesmo material usado em aviões e carros da Fórmula 1. “Em respeito ao que ele fez, que é de tirar o chapéu”, avaliou Nolé. (Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos