Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rajadas de vento podem ter chegado a 70 km/h durante temporal em Sorocaba

24 de Dezembro de 2019 às 08:51

Rajadas de vento podem ter chegado a 70 km/h durante temporal em Sorocaba Placa de trânsito ficou danificada devido ao vento na rua Silvio Campolim, no bairro Jardim América. Crédito da foto: Cortesia / Norberto Sutillo (24/12/2019)

A velocidade do vento pode ter chegado a 70 quilômetros por hora durante o temporal em Sorocaba. Essa é a estimativa do Climatempo, de acordo com dados coletados em uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Climatempo, a medição oficial registrou ventos de 50km/h. Mas, analisando os estragos na cidade, essa velocidade pode ter sido maior em outros pontos do município. Tudo indica que, em algumas regiões, as rajadas chegaram a 70km/h.

O temporal atingiu Sorocaba na tarde de segunda-feira (23). Começou por volta das 16h30 e, junto com o vento, derrubou diversas árvores e destelhou imóveis.

Na zona sul, o vento provocou diversos estragos. Na rua Abraham Lincoln, no Jardim dos Estados, quatro árvores foram derrubadas e imóveis ficaram destelhados.

No cruzamento da Abraham Lincoln com a rua Silvio Campolim, no Jardim América, o vento entortou uma placa de trânsito.

Chuva castiga bairros de Sorocaba Somente na rua Abraham Lincoln, quatro árvore caíram durante o temporal. Crédito da foto: Cortesia / Norberto Sutillo (24/12/2019)

Chuva intensa

Choveu em Sorocaba 67 milímetros no período de 2 horas. Esse volume de água provocou alagamentos em várias regiões da cidade.

Essa quantidade de chuva representa 67 litros por metro quadrado. Como consequência, o rio Sorocaba subiu 1,70 metro e transbordou na região do Parque das Águas e avenida 15 de Agosto.

Sorocabanos que seguiam ou voltavam das compras de Natal nas lojas da região central ou nos shoppings ficaram assustados com o volume de chuva e as inundações provocadas. Mesmo linhas de ônibus acabaram desviadas.

A chuva transformou a avenida Afonso Vergueiro, nas imediações do terminal, num verdadeiro rio. Alguns veículos ficaram na água. Além disso, motoristas acabaram parados na avenida até a água baixar para seguir viagem. Um dos piores locais foi no acesso à Afonso Vergueiro pela alça do viaduto dos Ferroviários, que liga o Além-Linha com o Centro.

Na Dom Aguirre

A chuva parou por volta das 18h de segunda-feira (23), mas alguns moradores do Parque das Águas sentiram a consequência até a manhã desta véspera de Natal. Um trecho da avenida Dom Aguirre, ao lado da pista de caminhada, foi liberada durante a manhã.

Casas alagadas e árvores caídas

Conforme informou a Defesa Civil, as casas alagadas ficam nos bairros Santa Teresinha, Ipanema Ville, Além-Ponte, Jardim Piratininga, Trujillo, Jardim Itapemirim e Vila Santana. Até uma loja do bulevar Braguinha acabou alagada, segundo o relatório.

Já as quedas de árvores ocorreram no Centro, no Jardim Paulistano e no Jardim dos Estados. O muro que caiu fica em um imóvel situado no bairro Brigadeiro Tobias.

A zona sul da cidade foi uma das mais atingidas pelo temporal que atingiu Sorocaba. Na rua Abraham Lincoln, quatro árvores caíram. Em um dos casos, o tronco ficou atravessado na via e a copa atingiu um veículo estacionado.

Imóveis também ficaram destelhados na rua Abraham Lincoln. Na esquina com a avenida Washington Luís, uma farmácia teve o toldo danificado pelo vento.

Vento derruba árvores e danifica imóveis na zona sul de Sorocaba Toldo caiu na esquina da avenida Washington Luís com a rua Abraham Lincoln. Crédito da foto: Cortesia (23/12/2019)

Terminal normalizado

Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, que gerencia o sistema de transporte coletivo em Sorocaba, tanto o terminal Santo Antônio quanto as pistas da avenida Afonso Vergueiro foram liberadas uma hora depois do temporal. Mesmo assim, o trânsito ficou bastante intenso no sentido Centro.

A Urbes informou que somente as plataformas 5 e 6 ficaram interditadas no terminal. O acesso dos ônibus às duas plataformas é feito pela avenida Afonso Vergueiro, que estava alagada.

Outras vias importantes de Sorocaba também ficaram alagadas. Entre elas, a avenida Itavuvu e a rua Professor Toledo, bem como trechos da avenida Ipanema. A Urbes informou que a junção da avenida Dom Aguirre com a rua Humberto Berlick ficou alagada. O mesmo ocorreu na junção entre e Dom Aguirre e a rua Dino Pannunzio. (Da Redação)

[irp posts="202431" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos