Buscar no Cruzeiro

Buscar

Raízes afetam o prédio do Paço Municipal de Votorantim

06 de Fevereiro de 2021 às 00:06

Crédito da foto: Arquivo Jornal Cruzeiro do Sul (5/1/2021)

A Prefeitura de Votorantim iniciou na quarta-feira (3) a retirada de cinco árvores da espécie Ficus Benjamina plantadas ao redor do Paço Municipal. O procedimento será feito tanto para evitar danos ao prédio quanto para preservar a segurança dos servidores e da população.

As árvores estão plantadas na Praça da Emancipação, logo na entrada principal da Prefeitura de Votorantim. As raízes se espalharam por baixo do prédio e danificaram pisos, redes hidráulica e elétrica.

Segundo o Executivo, o avanço provocou infiltrações no prédio, trazendo potenciais riscos aos servidores, além de danificar mobiliário e equipamentos na Secretaria de Finanças. Em contrapartida, outras árvores serão plantadas na praça da Emancipação.

Filiações partidárias

Foi protocolado na Câmara de Sorocaba um projeto de lei que prevê que os professores das escolas municipais poderão ser obrigados a disponibilizar seu histórico de filiação partidária para os pais e alunos, quando de sua entrada no magistério.

A iniciativa é do vereador Dylan Dantas (PSC). A iniciativa altera os artigos 217 e 218 do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais (Lei 3.800, de 2 de dezembro de 1991), que tratam dos direitos e deveres dos profissionais do quadro do magistério.

A proposta também insere, entre os direitos do professor, o conceito de “autonomia”, mas, segundo o vereador, com base em critérios objetivos. Para ir a plenário, o projeto precisa passar pelo Jurídico e por comissões da Câmara.

Denúncia arquivada

O Ministério Público arquivou uma denúncia de acúmulo de funções contra o vereador Salatiel Hergesel (PDT). A representação levava ao MP questionamentos sobre a atuação dele como parlamentar e como presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, de forma simultânea.

A decisão, de 29 de janeiro, pelo indeferimento é da promotora Maria Aparecida Mendes Castanho. “Os fatos trazidos a conhecimento não revelam intenção do representado em praticar atos conflitantes aos interesses seja de servidores ou violador dos mencionados princípios constitucionais, e quanto menos que evidenciem obtenção de vantagens materiais indevidas ou prejuízos ao patrimônio público”, justificou a promotora ao embasar a decisão.

Dedetização

O Cemitério Saudade estará fechado, a partir das 16h, nos dias 8 e 9 (segunda e terça-feira) em virtude de dedetização. Após esse horário somente a equipe de dedetização deverá permanecer nas dependências do local.

Convênio com Santa Casa

A Prefeitura de Sorocaba publicou na quinta-feira (4) o extrato do convênio feito com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba para manutenção de leitos destinados a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 na unidade. São 40 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria. Com validade até 24 de fevereiro, o valor é de R$ 3.158.184,00.