Buscar no Cruzeiro

Buscar

Queimadas geram danos e podem causar doenças

11 de Julho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Queimadas geram danos e podem causar doenças Pessoas que sofrem de asma e de bronquite são as mais prejudicadas pela fumaça e fuligem lançadas na atmosfera. Crédito da foto: Fábio Rogério (19/5/2020)

Além da questão de saúde pública, as queimadas causam graves danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local. Comuns principalmente nesta época do ano que chove menos e o tempo fica mais seco, a prática da queimada é crime em Sorocaba, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012, e a multa pode ultrapassar R$ 3 mil.

Apesar da prática criminosa, só este ano, de janeiro até início de julho, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) já recebeu no total 17 denúncias de queimadas na cidade. E em todo ano passado, foram 89, e mais 282 denúncias em 2018, totalizando 388.

Segundo a Sema, das 388 denúncias, em 379 delas foram efetuadas vistorias nos locais denunciados. E a maior ocorrência de queimadas é na zona urbana.

Já dados do Corpo de Bombeiros de Sorocaba apontam que em 2019, entre os meses de agosto e outubro, foram realizados o atendimento de 384 ocorrências de queimadas na cidade. Desse total, 138 foram atendidas pela equipe do Corpo de Bombeiros e 246, pela Brigada Corta-Fogo, no período de três meses.

Para combater as queimadas, anualmente a Prefeitura de Sorocaba lança campanha educativa, por meio da Sema. Em 2020, uma das ações é a instalação de faixas, em vários pontos da cidade, como avenida Itavuvu, Ipanema, General Carneiro, Adão Pereira de Camargo, UBS Habiteto, Parque da Biquinha, entre outros; e ônibus do transporte coletivo circulam pelas vias com um busdoor sobre o tema. Quatro As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante que os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.

Riscos

A fumaça e a fuligem lançadas na atmosfera podem provocar doenças respiratórias graves nas pessoas, comprometendo principalmente crianças e adultos que sofrem de asma e de bronquite. Isso acarreta aumento da procura por atendimento em unidades de saúde. “Os problemas gerados pelas queimadas podem potencializar os efeitos da Covid-19, não apenas pelo aumento da procura por atendimento de saúde, mas também por agravar o estado de pessoas do grupo de risco da Covid-19 ou ainda de quem esteja contaminado pelo novo coronavírus”, explica o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Denúncias

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar no telefone 193 do Corpo de Bombeiros para o combate ao fogo. Já denúncias devem ser feitas pelo telefone 156, da Prefeitura de Sorocaba, pelo WhatsApp (15) 99129-2426 ou pelo site: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/. (Ana Cláudia Martins)