Buscar no Cruzeiro

Buscar

Queda na procura por exame de mamografia preocupa Liga

03 de Março de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Queda na procura por exame de mamografia preocupa Liga Mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. Crédito da foto: Agência Senado

No mês das mulheres, a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues, chama a atenção para a importância da realização da mamografia. Por conta da pandemia, em todo o País, houve queda pela procura do exame. Porém, a mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. A preocupação ganha importância pela proximidade do 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

No ano passado, por conta da pandemia, a Secretaria da Saúde (SES) afirma que houve pouca procura pelo procedimento, mas informa que os exames não foram paralisados e que os prestadores de serviço continuaram fazendo, de forma reduzida, para evitar aglomerações.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a queda na quantidade de mamografias realizadas no País foi de 46,4%, quando comparado o período de março a agosto de 2020 com os mesmos meses de 2019. As associadas à Abramed são responsáveis por 56% do total de exames realizados na saúde suplementar.

Já no Sistema Único de Saúde (SUS), o cenário é parecido: entre janeiro e junho de 2019 foram realizados 180.093 exames na rede pública. No mesmo período de 2020, a quantidade de exames caiu para 131.617.

Detecção precoce

A presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues, afirma que a mamografia é fundamental para a detecção precoce dos casos de câncer de mama. “Quando a doença é detectada inicialmente, as chances de cura é de até 95%. Então, é fundamental que as mulheres façam o exame”, destaca.

Procura menor por exame de mamografia preocupa Liga de Combate ao Câncer Márcia Rodrigues, presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. Crédito da foto: Fernando Rezende (15/1/2021)

A Liga atua desde 1975 na cidade, por meio de voluntárias e colaboradoras, no combate ao câncer de mama e câncer ginecológico, prestando diversos tipos de atendimentos gratuitos para mulheres diagnosticadas com a doença, além de informar a sociedade sobre condutas de prevenção.

Márcia informa ainda que as mulheres que necessitam fazer a mamografia podem fazer agendamento pelo programa estadual “Mulheres de Peito”, pelo telefone 0800 779 0000. É necessário informar nome completo, endereço, telefone, nome completo dos pais, e o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação nas UBSs

Com o objetivo de promover a saúde da mulher e evitar doenças femininas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizará diversas ações gratuitas durante este mês, tais como orientação sobre alimentação saudável, prevenção do câncer de mama e útero, coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia, dentre outras atividades voltadas à saúde, bem-estar e autoestima feminina.

A iniciativa acontece em alusão ao Dia Internacional da Mulher e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os horários e endereços das UBSs podem ser consultados aqui. A programação completa das atividades pode ser consultada em um link dedicado ao Dia Internacional da Mulher. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos