Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quatro Casas do Cidadão voltam a atender o público

29 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Quatro Casas do Cidadão voltam a atender Funcionários estão equipados para atender aos munícipes em segurança. Usuários também têm obrigatoriedade do uso de máscaras. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/5/2020)

As Casas do Cidadão do Éden, Itavuvu, Ipiranga e do Paço Municipal retomaram nesta quinta-feira (28) o atendimento presencial, mas em horário reduzido: das 8h às 15h. Antes, o horário era das 8h às 16h30. As unidades da avenida Ipanema e de Brigadeiro Tobias permanecem fechadas.

As seis Casas do Cidadão de Sorocaba estavam fechadas para atendimento ao público desde o último dia 24 de março, em virtude do estado de calamidade pública decretado pela Prefeitura, em decorrência dos aumentos nos casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.

As quatro unidades reabertas oferecem alguns serviços relacionados à Prefeitura, Urbes e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Os serviços atendidos nas Casas do Cidadão seguem sendo disponibilizados também de forma on-line no Portal da Prefeitura de Sorocaba.

Ontem pela manhã, o movimento foi tranquilo na unidade do Paço Municipal, que fica no Alto da Boa Vista. A distribuição de senhas ocorre das 8h às 15h, e poucas pessoas estavam no local por volta das 10h45.

[irp posts="135592" ]

 

Segundo o diretor de Área responsável pelo atendimento aos cidadãos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Clóvis Alberto da Silva, com a retomada do serviço presencial, medidas de proteção foram tomadas, atendendo às exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Há demarcação de distanciamento nas filas, limitação da quantidade de pessoas, orientação sobre o uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool gel para entrar e sair da unidade. Além disso, se houver demanda alta, as senhas serão limitadas”, explica.

Quatro Casas do Cidadão voltam a atender Limitação e proibição de uso de cadeiras próximas é uma das medidas tomadas para evitar contaminação. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/5/2020)

Entre os serviços que estão disponíveis nessas unidades que foram reabertas estão atualização de IPTU, parcelamento de pendências, certidões de débitos, autorização de reforma, pedido de iluminação pública, solicitação de transporte para pacientes, protocolo, solicitação de poda, entre outros. Já os Serviços relacionados ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) aguardam determinação do governo estadual para reabertura. Outras informações referentes aos serviços e unidades podem ser consultadas por meio do link http://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao.

Serviços do Saae

Os postos do Saae instalados nestas quatro unidades reabertas também voltaram a atender à população, oferecendo todos os serviços oferecidos pela autarquia.

Estão disponíveis pedidos de novas ligações de água e de esgoto, pedidos de religação, revisão de consumo, parcelamento de débitos, alteração de titularidade, solicitação de aferição e troca de hidrômetro, comunicado de furto de hidrômetro, mudança de cavalete de local, emissão de 2ª via de contas, alteração de titularidade e alterações cadastrais, entre outros.

[irp posts="2204" ]

 

O motoboy Bruno Henrique, 35 anos, esteve na manhã de ontem na Casa do Cidadão, do Paço Municipal, em busca de um serviço do Saae. Ele disse que há mais de um mês aguardava a volta do atendimento presencial para resolver um problema relacionada a conta de água da casa dele. “Tentei resolver pelo telefone, mas não consegui. Como voltar a atender vim logo no primeiro dia para tentar resolver o problema”, contou. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos