Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba anuncia nesta sexta-feira se avança para fase laranja

16 de Julho de 2020 às 00:01

Quarentena é prorrogada até dia 30 Abertura do comércio não essencial dependerá de avaliação semanal com base nos números da pandemia. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (10/7/2020)

Atualizada às 14h18

A Prefeitura de Sorocaba prorrogou até dia 30 de julho o estado de calamidade pública na cidade por conta da pandemia do novo coronavírus. O decreto, publicado no Jornal Município de Sorocaba de terça-feira (14), também estendeu até o fim do mês a determinação que proíbe o atendimento presencial de comércios classificados como não essenciais.

Nesta sexta-feira (17), a prefeita Jaqueline Coutinho fará uma nova coletiva de imprensa, às 15 horas, no Paço Municipal. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, ela anunciará se a cidade continuará na fase 1 (vermelha) ou avançará para a fase 2 (laranja).

De acordo com o Poder Executivo, a prorrogação acontece diante da necessidade da adoção de medidas que inibam a curva de contágio da Covid-19. Atualmente a cidade se mantém na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas, a mais restritiva, mesmo após a reclassificação feita pelo Governo do Estado que colocava o município na fase 2 (laranja).

Avaliação semanal

Embora tenha prorrogado a quarentena até o fim do mês, a municipalidade justificou que a abertura dos estabelecimentos que não são classificados como essenciais depende da avaliação semanal realizada em conjunto com a Secretaria da Saúde (SES), com base nos números da pandemia.

Conforme a normativa municipal, fica decretado o fechamento de todo o tipo de comércio para atendimento presencial. Apensas atividades comerciais classificadas como essenciais podem atuar, como farmácias, supermercados, feiras livres, lojas de material de higiene, venda de alimentação, padarias, postos de combustível, centros de abastecimento e similares.

Apesar das limitações, restaurantes e lanchonetes poderão continuar funcionando, desde que exclusivamente pelo sistema de entrega e drive-thru.

Associação Comercial

Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Sérgio Reze, a manutenção das restrições por parte do Executivo segue critérios técnicos, apesar de impactar no comércio local. “A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) está lastreada pela Secretaria da Saúde, cujo secretário é médico e está habilitado a conduzir o assunto de saúde pública. Por nós, estamos preocupados com o pessoal do comércio, com aqueles que não podem abrir”, avalia o representante.

[irp posts="271466" ]

 

Com as atividades parcialmente paralisadas desde março e sem previsão de retorno, Reze afirma que neste momento não é possível estimar o impacto econômico no comércio local. “Ainda não temos uma avaliação do desastre, mas a gente sabe que ele é enorme”, analisou o presidente.

Servidores

Diante da prorrogação da quarentena, as secretarias municipais e autarquias da cidade também estenderão a suspensão de atividades presenciais para serviços não essenciais. Conforme explicou a Secretaria de Recursos Humanos (Serh), os servidores públicos poderão exercer trabalho de modo presencial, remoto de forma total ou parcial, seguindo a regulamentação própria de cada pasta. (Wesley Gonsalves)