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Público avalia novos ônibus da City no transporte público de Sorocaba

06 de Abril de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]

Público avalia novos ônibus da City no transporte público de Sorocaba A promotora de vendas Pâmela França utiliza a linha Ouro Fino. Crédito da foto: Fábio Rogério (5/4/2021)

Os 60 ônibus novos da frota do transporte coletivo de Sorocaba disponibilizados pela empresa City Transporte Urbano Intermodal possuem recursos que têm agradado os passageiros. A concessionária começou a atuar na última sexta-feira (2), substituindo a Sorocaba Transportes Urbanos (STU) nas 59 linhas do chamado lote 2.

Os usuários elogiaram o ar-condicionado, sistema de internet sem fio e acessos USB para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos. A exceção é a conexão com a internet, que apresenta problemas. A Urbes informou que antenas serão trocadas para solucionar o problema do wi-fi.

A promotora de vendas Pâmela França, de 28 anos, pegou um dos ônibus novos pela primeira vez. Ela testou um dos conectores USB do veículo da linha 60 -- Ouro Fino para carregar o celular. Segundo Pâmela, o acesso funcionou corretamente.

“É muito bom para quando ficamos sem bateria (no celular) e precisamos falar com alguém”, disse, sobre a utilidade das entradas. Elogiou, ainda, a limpeza, o conforto e o ar condicionado. Porém, não teve o mesmo sucesso ao tentar conectar o celular à internet do ônibus, via wi-fi. A mensagem “Sem conexão com a internet” apareceu na tela do aparelho dela.

O estudante de economia Henrique Marques Costa, 19 anos, também não conseguiu usar a internet, na linha 17 -- Central Parque. Costa fez o cadastro necessário para utilizar o wi-fi, mas não foi possível. Apesar disso, elogiou a disponibilidade do recurso, que será funcional, “principalmente, para quem não tem condições de ter o 3G (plano de dados no celular)”. Ele igualmente destacou o conforto, a modernidade e os benefícios da climatização dos veículos, especialmente, no verão.

O segurança Jeanderson Ferreira Maciel, 30 anos, contou que prefere, inclusive, esperar pelos novos veículos da linha 17 -- Central Parque via São Marcos, por conta das funcionalidades. Assim como Pâmela, Maciel carregou o celular nos acessos USB sem problemas. Contudo, a conexão com a internet também falhou no aparelho dele. Mesmo assim, considera que os novos ônibus oferecem praticidade aos passageiros, em razão da existência dos recursos tecnológicos.

A Urbes -- Trânsito e Transportes respondeu que ocorreu uma incompatibilidade de versão entre os equipamentos embarcados e providências estão sendo tomadas para o funcionamento do wi-fi. “A empresa City Transporte Urbano Intermodal já adquiriu novas antenas de wi-fi para solucionar essa questão. As antenas que vêm instaladas nos ônibus apresentaram problema de compatibilidade com o sistema operado pela Urbes, de validação de catraca e de conexão com a internet, que gera o sinal para a distribuição do wi-fi. As novas antenas serão entregues pela empresa City já nesta quarta-feira (amanhã, dia 7) e, até o início da próxima semana, a situação estará normalizada em todos os ônibus”, informa.

A City opera no município em caráter emergencial, pelo prazo de até 180 dias, nas regiões oeste, leste e sul. A frota atual é de 60 ônibus zero quilômetro e 93 usados (sendo 50 comprados da STU). O edital para a contratação em definitivo de nova empresa deve ser lançado ainda neste mês. (Vinícius Camargo)