Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parque Tecnológico terá verba para reduzir consumo de energia elétrica

20 de Dezembro de 2020 às 00:01

PTS terá verba para reduzir o consumo de energia elétrica Crédito da foto: Divulgação / Secom

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) vai receber investimento de R$ 700 mil em projetos que visam à redução do consumo de energia elétrica. A verba foi conquistada por meio de convênio assinado, na tarde de quinta-feira (17), com a CPFL Energia, no chamado Programa de Eficiência Energética.

O presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, explica que os recursos serão empregados na substituição de 325 lâmpadas/ refletores convencionais, internas e externas, por tecnologia LED, além da implantação de usina fotovoltaica de 82,80 kWp, sistema de energia solar de grande porte projetado para a produção de energia elétrica. Ainda conforme Freitas, as medidas vão reduzir, em mais de 57%, o consumo anual de energia elétrica do PTS, se comparado com o gasto atual.

O projeto do PTS no chamamento público da CPFL Energia foi elaborado pela VA Engenharia, empresa com sede em Sorocaba e filiais espalhadas pelo Brasil. Na quinta-feira, inclusive, o diretor da VA, Felipe Coelho, participou da assinatura do contrato. Segundo ele, além de reduzir o consumo de energia, os investimentos a serem feitos no PTS vão trazer benefícios ao meio ambiente.

O Programa de Eficiência Energética, que é regulamentado e fiscalizado pela Aneel Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem como finalidade promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. É destinado a clientes residenciais, poderes públicos, serviços públicos, industriais, comerciais e rurais que promovam a utilização inteligente da energia e que contribuam para a sustentabilidade do planeta. Mais informações estão no site: cpfl.com.br. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)