Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prova do Conselho Tutelar tem 206 inscritos

17 de Junho de 2019 às 22:33
Ana Claudia Martins [email protected]

Prova do Conselho Tutelar tem 206 inscritos Os conselheiros eleitos trabalharão na proteção a crianças e adolescentes de 2020 a 2022. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS

A seleção pública que vai preencher 30 vagas de membros do Conselho Tutelar de Sorocaba terá concorrência de quase 7 candidatos por vaga, ou seja, 6,86, segundo informou ao Cruzeiro do Sul, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Prefeitura de Sorocaba. As inscrições encerraram no dia 13 deste mês e tinham sido prorrogadas, já que o prazo inicial era até o dia 10.

Segundo o CMDCA, foram 206 inscritos, além da escolha de 30 novos conselheiros tutelares, serão selecionadas 60 vagas para suplentes, para o mandato do quadriênio 2020/2022. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, as inscrições foram prorrogadas visando o aumento da adesão no processo seletivo. “A cidade foi um dos municípios com maior número de inscritos”, diz.

O processo seletivo é realizado pela Fundação Vunesp e os 110 candidatos melhores classificados no exame de conhecimento específico poderão concorrer à eleição para a escolha dos conselheiros tutelares. A prova escrita acontecerá no dia 7 de julho e será composta por questões de múltipla escolha, redação e estudo de caso.

Conforme consta do edital, a remuneração oferecida para o cargo é de R$ 3.866,03, reajustado conforme a legislação vigente do funcionalismo público municipal. O conselheiro exercerá sua jornada de 40 horas semanais em regime integral ao serviço com a disponibilidade de 24 horas, fazendo-se presente sempre que solicitado.

O edital da seleção pública foi publicado no Jornal do Município, nas páginas 5 a 14, da edição da quarta-feira (29) do mês passado. Para exercer a função de conselheiro tutelar é necessário morar em Sorocaba há, pelo menos, cinco anos, ter ensino superior completo, ter idade igual ou superior a 21 anos na data da posse, e inferior a 60 anos, na data da posse e ter experiência por, no mínimo, dois anos na área de defesa ou atendimento aos direitos da criança e do adolescente.

O Conselho Tutelar é órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, definidos no Estatuto da Criança e Adolescente, de 13 de julho de 1990. (Ana Cláudia Martins)