Buscar no Cruzeiro

Buscar

Protocolo para reabrir zoológico Quinzinho de Barros está quase pronto

27 de Agosto de 2020 às 00:43

Protocolo para reabrir zoológico Quinzinho de Barros está quase pronto Zoológico Municipal Quinzinho de Barros não recebe público há 163 dias. Crédito da foto: Emídio Marques (14/11/2017)

Com os portões fechados e sem receber o público há 163 dias, o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é mais um dos estabelecimentos que deixou de funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.

Contudo, a Prefeitura de Sorocaba se prepara para o possível retorno do parque com o avanço à fase 3 (amarela) do Plano São Paulo.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), um protocolo de reabertura do zoológico está em fase de finalização. Assim, a pasta prevê que a visitação dos animais no parque poderá acontecer de maneira gradual.

Zoológico seguirá medidas de prevenção

Conforme divulgado, o retorno deverá respeitar as medidas de prevenção à Covid-19 e também as determinações do governo estadual.

“A população também deverá seguir medidas de proteção. Por exemplo, o uso de máscara facial em todos os espaços dos parques e a higienização das mãos”, declarou a Sema.

Conforme o Plano São Paulo, o funcionamento dos parques municipais se enquadra na categoria “eventos, convenções e atividades culturais” que só podem ser liberadas após o município completar 28 dias consecutivos na fase amarela. Nesta quinta-feira (27), Sorocaba está em seu 19º dia na etapa menos restritiva.

Caso a cidade não retroceda à fase 2 (laranja), a reabertura dos parques como o zoológico municipal poderão ocorrer a partir de 5 de setembro deste ano. “Quando a cidade atingir esse requisito do Plano São Paulo, a gestão municipal analisará a possível retomada do funcionamento desses espaços”, afirmou a municipalidade.

Atividades interrompidas em março

Em 17 de março, a Prefeitura de Sorocaba, atendendo ao decreto da quarentena do governo do Estado, interrompeu as atividades do Quinzinho de Barros.

Além do zoológico também fecharam as portas na mesma data os parques da Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Natural “Chico Mendes”, Natural Ouro Fino, Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Todas os locais seguem aguardando a liberação da reabertura conforme preconiza o governo estadual. (Da Redação)