Buscar no Cruzeiro

Buscar

Protesto de motoristas prejudica circulação de ônibus em Sorocaba

07 de Agosto de 2020 às 15:02

Acesso ao terminal de ônibus foi fechado durante protesto de motorista. Crédito da Foto: Fábio Rogério (07/08/2020)

Atualizada às 16h23

Os trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba fazem um protesto na tarde sexta-feira (7) por conta de atraso nos pagamentos. O acesso aos dois terminais de ônibus da cidade está fechado.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, as empresas Consórcio Sorocaba (Consor) e Sorocaba Transportes Urbanos (STU) ão pagaram a primeira parcela da diferença salarial dos motoristas. O valor é referente aos meses em que o salário foi pago abaixo do piso da categoria em razão da pandemia do novo coronavírus.

[irp posts="278601" ]

 

O protesto acontece nos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo, além das áreas de transferência. Agentes da Guarda Civil Municipal bloquearam a entrada de novos usuários nas catracas dos terminais. Os veículos do transporte coletivo estão estacionados nas plataformas.

Segundo o sindicato, não há definição de quanto tempo a manifestação irá durar.

Ônibus ficaram estacionados no terminal durante protesto de motoristas. Crédito da Foto: Fábio Rogério (07/08/2020)

 

Ainda conforme o sindicato, o pagamento da diferença está previsto no acordo coletivo de trabalho de adesão à Medida Provisória 936/2020. Segundo o documento, o valor deve ser quitado nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que "está em dia com seus compromissos com as operadoras, reforçando que o motivo alegado para a paralisação é uma negociação trabalhista entre empresas e o sindicato". A Urbes disse que "lamenta o ato, que prejudica diretamente a população". As empresas Consor e STU ainda não se manifestaram sobre a paralisação dos motoristas. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos