Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prorrogadas as inscrições para vagas do Novotec Integrado em Sorocaba e região

17 de Outubro de 2020 às 13:41

Programa Novotec oferece cursos profissionalizantes gratuitos de 200 horas de duração Programa Novotec oferece cursos profissionalizantes gratuitos de 200 horas de duração. Crédito da foto: Divulgação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza, prorrogou as inscrições para as 1.520 vagas em cursos técnicos do Novotec Integrado aos alunos da rede estadual e municipal.

Agora, os estudantes podem se inscrever até a próxima segunda-feira (19) pelo site www.novotec.sp.gov.br. Para os jovens que ainda estudam na rede privada, o período continua até o dia 30. Serão ofertados na região os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Guia de Turismo, Informática para internet, Logística, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos.

No total, 20 cidades foram contempladas, entre elas: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Areiópolis, Avaré, Botucatu, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Pardinho, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Manuel, São Roque, Sorocaba, Tietê e Votorantim.

Os cursos escolhidos para cada localidade foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs e contemplam o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. Estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade.

O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho.

Os cursos do Novotec Integrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.

Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão das Etecs e Fatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.

Como se inscrever

Os Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.

Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.

O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até segunda-feira (19). Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.

O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes do ensino médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho. (Da Redação)