Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto na UBS Vitória Régia oferece aulas de alfabetização

30 de Junho de 2019 às 08:41
Ana Claudia Martins [email protected]

Projeto na UBS Vitória Régia oferece aulas de alfabetização Os encontros acontecem uma vez por semana, num espaço adaptado na área externa da unidade de saúde. Crédito da foto: Fábio Rogério

Quem disse que Unidade Básica de Saúde (UBS) também não é lugar de leitura e aprendizado? Na UBS do Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba, os pacientes e moradores da região, além de serem atendidos, ainda contam com uma biblioteca comunitária e um grupo de alfabetização de adultos, que funcionam uma vez por semana, na área externa do prédio. As duas iniciativas são mantidas pelas agentes comunitárias de saúde que trabalham no local.

A idealizadora dos projetos é a agente Raquel Rodrigues Fernandes Paulino, que começou trazendo os livros para a unidade de saúde no próprio carro antes de montar a biblioteca comunitária. Já o grupo de alfabetização foi montado em fevereiro deste ano e é uma oportunidade para que adultos analfabetos ou semianalfabetos aprendam a ler e escrever.

Raquel conta que a ideia de montar um grupo de alfabetização de adultos nasceu de um fato cotidiano. Segundo ela, uma senhora de 61 anos, que um dia foi até a UBS para acompanhar a mãe em uma consulta, ficou encantada com a biblioteca comunitária e queria emprestar um livro -- mas ela não sabia ler. A situação chamou a atenção da agente de saúde, que tinha acabado de concluir sua graduação em Pedagogia.

Com o apoio da coordenação e equipe da UBS, uma “vaquinha” foi feita para a compra de cadernos, canetas, lápis e uma lona para dividir o espaço onde são realizadas as aulas, que fica na área externa. Em um espaço improvisado, uma mesa e cadeiras, além de uma pequena lousa, formam a sala de aula. O curso de alfabetização tem duração de seis meses, é destinado para pessoas com mais de 18 anos e, inicialmente, teve 24 inscritos. Os interessados devem procurar a UBS Vitória Régia, que fica na rua Francisco Silva Martins, 35.

Escrever o nome

Uma das participantes assíduas do grupo de alfabetização de adultos é Terezinha de Jesus da Silva Alves, 61 anos, que frequenta as aulas uma vez por semana. O grupo se reúne todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, e ela diz que não perde uma aula. “A primeira vez que eu vi a biblioteca montada aqui na UBS eu quis pegar um livro para ler, mas como eu não frequentei a escola, então, eu não sei ler direito”, diz Terezinha, que já consegue escrever o próprio nome. “Eu me sinto mais independente desde que aprendi a escrever meu nome. Quando a gente não sabe ler, acaba dependendo das outras pessoas para quase tudo”, diz. Terezinha disse ainda que quando criança não frequentou a escola porque tinha que trabalhar na roça, no interior do Paraná.

Leitura

A UBS Vitória Régia conta com uma biblioteca comunitária com mais de 700 livros, que funciona todas as quartas-feiras, das 14h às 16h. Usuários da unidade passam por consulta e aproveitam para levar algum livro emprestado. “Eles podem ficar uma semana com os livros emprestados e depois têm que devolver na unidade. É preciso fazer apenas um cadastro com nome e endereço”, explica a agente comunitária de saúde, Cristiane de Freitas Cabral.

A aposentada Zélia Pinto da Silva, 76 anos, passou por atendimento na UBS e, antes de ir embora, parou para conhecer a biblioteca. Ela disse que adora ler, principalmente livros de romance e de humor, e aproveitou para levar para casa “O rei do rock”, do escritor Luís Fernando Veríssimo. “Tem dias que eu desligo a TV e fico lendo, é muito bom, ajuda a memória, e a gente se distrai”, diz.

Quem quiser pode doar livros para a biblioteca comunitária da UBS, diretamente no local. (Ana Cláudia Martins)