Buscar no Cruzeiro

Buscar

Professora na UTI precisa de doações de sangue em Sorocaba

28 de Maio de 2019 às 17:20

Bruna Hernandes Pereira, de 32 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Modelo. Crédito da Foto: Divulgação

Grávida de 23 semanas, a professora Bruna Hernandes Pereira, de 32 anos, teve complicações durante a gestação, perdeu o bebê e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Modelo, em Sorocaba. Por conta das hemorragias que sofreu, a professora tem precisado de transfusões de sangue e o estoque do Hemonúcleo da Associação Beneficente de Coleta de Sangue de Sorocaba (Colsan) está baixo. A mãe de Bruna, Dagmar de Cássia Hernandes de Souza Pereira, pede para que quem estiver em condições adequadas para fazer a doação de sangue, se dirija até o Colsan.

[irp posts="45291" ]

 

Bruna é professora nas escolas Antonio Padilha e Professor Antônio Cordeiro e alunos já estão se mobilizando para fazer a doação de sangue. De acordo com o Colsan, jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização do responsável legal para a coleta. Dagmar relata que a filha começou a se sentir mal no dia 17 de maio e por três dias consecutivos foi até a emergência do hospital, recebeu medicação e foi liberada.

“Suspeitaram de dengue, infecção de urina e ela só piorava. Na segunda-feira, dia 20, ela ficou internada em observação, depois foi para o semi-intensivo, quando constataram que o bebê estava morto e depois ela seguiu para a UTI”, relata a mãe.

Muito fraca, sedada e entubada, Bruna não podia passar por uma cesariana para retirar o feto por estar com o nível de plasma muito baixo e também não suportaria um parto induzido por risco de mais hemorragias. “Na sexta-feira, naturalmente, o corpo dela expeliu o bebê, mas ela continua na UTI ainda sem um diagnóstico.” Dagmar relata que os médicos suspeitam que Bruna tenha sofrido uma trombose pulmonar. Bruna é casada e mãe também do pequeno Luís, de dois anos e três meses.

Doações

De acordo com o Colsan, os tipos sanguíneos com menor estoque são A- e O-, mas todos são necessários. Segundo a administração do hemonúcleo, o local tem recebido menos de 100 doações por dia, quando o ideal seria pelo menos 160. Para doar é preciso estar bem alimentado, não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes, não fumar por duas horas antes e duas horas depois da coleta. Pessoas que tomaram qualquer tipo de vacina também precisam aguardar 30 dias para doar sangue, com exceção da vacina contra H1N1, que necessita de espera de 48 horas.

Para agilizar o atendimento no Colsan, é possível também agendar o horário da coleta através do aplicativo Time do Sangue. A ferramenta permite visualizar o tipo sanguíneo que mais está em falta, o banco de sangue mais próximo e o dia e horário ideal. No aplicativo o doador cadastra seu CEP e outros dados pessoais e ao chegar ao Colsan basta informar o nome e rapidamente já é atendido. Ela está disponível para IOS e Android.

O Colsan fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. O atendimento é feito das 7h30 até 12h30. (Larissa Pessoa)