Buscar no Cruzeiro

Buscar

Procura por CNH digital é baixa em Sorocaba

19 de Julho de 2018 às 10:36

Dados do Departamento Estadual de Trânsito de (Detran-SP) mostram que em Sorocaba foram emitidas 581 CNHs digitais no período de 22 de março até o dia 7 deste mês. Esse número é considerado baixo. O documento digital, que foi lançado pelo governo federal no ano passado, tem o mesmo valor jurídico que a impressa e sua emissão é opcional. Apesar da facilidade de ter a CNH digital sempre à mão no celular, a novidade não tem atraído os motoristas. A suspeita é de que o processo para obtê-la é burocrático.

Segundo o órgão estadual, os critérios para ter a CNH digital são federais e exigem que o documento impresso esteja na validade, tenha QR-Code (código de barras em formato quadrado) e um certificado digital, como o e-CPF, que é pago e pode custar R$ 100, além de não ter qualquer impedimento, como suspensão. Porém, se a CNH estiver vencida, primeiro terá que ser renovada para pedir a versão digital. Além disso, apenas as CNHs de papel, emitidas a partir de maio de 2017, já contam com o QR-Code. Caso o documento não tenha ainda a versão com o código, é preciso solicitar uma segunda via, serviço que pode ser feito de forma eletrônica, sem necessidade de ir a uma unidade do Detran.

Depois das etapas acima, o motorista deve instalar o aplicativo CNH Digital no celular (há versões para IOS e Android), porém, os apps têm recebido críticas dos usuários por não funcionarem direito, entre outros problemas. A CNH Digital pode ser bloqueada pelo site do Denatran em caso de roubo ou furto do celular.