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Procon orienta sobre ligações indesejadas de telemarketing

26 de Janeiro de 2020 às 06:01

As ações de bloqueio levam até 30 dias corridos para serem efetivadas. Crédito da foto: Divulgação / Secom

 

Para evitar que os consumidores recebam ligações de telemarketing oferecendo produtos e serviços, o Procon Sorocaba traz orientações sobre como bloquear as ligações para que elas não se tornem um incômodo.

De acordo com o órgão, vinculado à Secretaria Jurídica, há um predomínio de reclamações referentes a instituições financeiras, principalmente no oferecimento de empréstimos consignados a aposentados. O Procon informa ainda que, na prática, o serviço de bloqueio das ligações tem índice de resolução efetiva a cerca de 90% dos consumidores.

A medida de bloqueio foi uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às operadoras de telefonia. As empresas tiveram que criar um cadastro dos consumidores que manifestaram interesse em parar de receber as ligações.

Para incluir as informações nesse cadastro, os consumidores interessados devem acessar o portal Não Me Perturbe, fazer o cadastro no site e solicitar o bloqueio do número de telefone. Importante lembrar que o cadastro pode ser feito usando uma conta de e-mail ou fazendo a validação por meio de um código recebido pelo telefone fixo ou pelo celular. Caso o consumidor desista do bloqueio, é possível desfazer a ação no próprio site. As ações de bloqueio e desbloqueio levam até 30 dias corridos para serem efetivadas.

Lembrando que, neste portal, o cadastro abrange exclusivamente empresas prestadoras de serviços de telecomunicações (telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e internet) e instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito). A lista de empresas pode ser conferida no site.

Caso os consumidores continuem recebendo chamadas mesmo após o prazo de 30 dias da solicitação de bloqueio, o superintendente do Procon Sorocaba, Carlos Rocco Júnior, orienta que “o consumidor deve anotar todos os dados das chamadas que ainda recebe, tais como: número do telefone que ligou e o que recebeu, data e hora da ligação, e as características do serviço ofertado. Quanto mais informações, melhor. Com os dados em mãos, o consumidor deve fazer o login no site e, através da área de contato, informar os dados que possuir”.

Também é possível fazer a reclamação no Procon Sorocaba, bastando o consumidor comparecer munido dos dados que possuir e, assim, um técnico analisará as informações e informará as tratativas pertinentes.

A sede do Procon Sorocaba está localizada na avenida Antonio Carlos Comitre, 331 Parque Campolim. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. As orientações também podem ser recebidas nas unidades da Casa do Cidadão. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site do Procon de Sorocaba. (Secom Sorocaba)