Buscar no Cruzeiro

Buscar

Procon fiscaliza oficinas que fazem serviços a seguradoras

22 de Agosto de 2018 às 06:50

Procon fiscaliza oficinas que fazem serviços a seguradoras Operação foi em 5 oficinas para detectar qualidade de peças. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Secom Sorocaba

Com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados pelas seguradoras de veículos, o Procon Sorocaba iniciou na manhã de terça-feira (21) uma ação de fiscalização em funilarias da cidade que são cadastradas nas principais empresas de seguro.

Denominada “Original”, a ação aconteceu simultaneamente em cinco oficinas, com equipes de oito pessoas, compostas por funcionários da Fiscalização de Posturas Municipais, da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e de integrantes do Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo (Sindifupi).

A iniciativa da fiscalização surgiu por parte do Sindifupi, que havia identificado irregularidades nos serviços prestados. O fornecimento de peças de segunda mão, quebradas ou de refugo das grandes montadoras eram oferecidos às funilarias de todo o Estado, com valores de produtos originais declarados em nota. Em razão disso, o Procon Sorocaba se prontificou em realizar a fiscalização do setor, a fim de evitar possíveis incidentes na região.

Durante a operação, foram reunidas informações sobre os veículos que estão em processo de reparo, com documentos, notas fiscais, fotos e eventuais apreensões. Além disso, as autorizações necessárias e os credenciamentos municipais obrigatórios para o funcionamento do comércio local também foram verificados.

De acordo com o balanço divulgado pela entidade, das cinco visitas realizadas, em três delas foram encontradas irregularidades relativas às peças repostas nos veículos, que foram lacradas e disponíveis para futuras averiguações.

Além de três das oficinas apresentarem problemas na documentação -- duas notificadas a apresentar e a terceira sem a inscrição municipal. Nas seguradoras também foram constatados problemas em oito delas.

Com início as 9h30, a fiscalização contou com a presença do superintendente do Serviço Municipal de Proteção ao Consumidor, Laerte Molleta. “Essa é uma ação de alta necessidade. A violação desse tipo de atividade implica diretamente na da saúde do consumidor, uma vez em que o uso de peças usadas ou de má qualidade colocam em risco a vida do usuário”, afirmou Molleta. (Secom Sorocaba)