Buscar no Cruzeiro

Buscar

Procon alerta sobre cuidados na Black Friday

05 de Novembro de 2020 às 00:01

Procon alerta sobre cuidados na Black Friday Tradicional promoção do comércio acontecerá no dia 27 deste mês. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/11/2017)

Com a aproximação da Black Friday, que neste ano acontece no próximo dia 27, o Procon orienta o consumidor a redobrar os cuidados ao fazer transações comerciais para não ser vítima de fraudes e propagandas enganosas, o que pode acarretar sérios prejuízos.

Segundo o superintendente do Procon Sorocaba, Thiago Borges Nascimento, nesse período ocorre aumento de cerca de 50% do volume de transações de compra e venda, mas esse percentual tende a crescer, considerando-se que este foi um ano atípico para o comércio, por conta da pandemia. Crescem também as denúncias junto ao órgão de defesa do consumidor por descumprimento à legislação que rege as regras de mercado.

Dentre as principais reclamações estão o aumento do preço de produtos na semana que antecede a Black Friday para simular desconto, propaganda enganosa, produtos fora da especificação anunciada e atraso na entrega de compras efetuadas de forma on-line.

Com o objetivo de coibir essas irregularidades, o Procon faz fiscalização no comércio local, no período de duas a três semanas que antecedem a promoção, em que a equipe monitora os valores de produtos à venda no mercado para verificar se houve majoração de preço. Os comerciantes são notificados a apresentar relatório de venda de produtos referente aos últimos dois meses para comprovar se os descontos são reais ou fictícios.

Em relação às vendas on-line, o Procon Sorocaba irá monitorar o preço de 37 itens, em especial, os de linha branca, eletroportáteis, eletrônicos e smartphones para averiguar o desconto real. Se for comprovado que houve aumento do valor com o intuito de ludibriar o consumidor, o estabelecimento pode ser penalizado com auto de infração e multa.

No ano passado, 20 lojas físicas foram fiscalizadas, sendo três autuadas e 11 notificadas. Havia preço com desconto, porém, sem o devido cálculo com informação do preço anterior e o atual, cartaz indicando parcelamento, sem, no entanto informar preço total com juros e taxas, e ainda leitores óticos sem funcionamento. Já entre as seis lojas virtuais monitoradas, três delas foram notificadas para esclarecer sobre os preços dos produtos no período anterior à Black Friday. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)