Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primeira vila não operária planejada de Sorocaba, casas do Jardim Bertina são demolidas

13 de Outubro de 2020 às 07:57

Primeira vila não operária planejada de Sorocaba, casas do Jardim Bertina foram demolidas no sábado. Crédito da Foto: Reprodução / Redes Sociais

Considerada a primeira vila planejada não operária de Sorocaba, o Jardim Bertina, situado na rua Alberto Kenworthy, no Centro, foi demolida no último sábado (10) e deverá dar lugar a um empreendimento comercial.

O conjunto de onze casas geminadas construídas na década de 1930 que compunham a vila, também conhecida como Vila Stillitano, foi inteiramente derrubada, surpreendendo vizinhos que fizeram vídeos e fotos na rede sociais relatando o fato.

De acordo com o advogado Paulo Escanhoela, que representa a família proprietária, a área deverá dar espaço a um empreendimento comercial. “Não sei informar exatamente o que vai ser construído lá, mas há anos eles tentam colocar um empreendimento comercial lá”, afirmou.

Antiga entrada do Jardim Bertina, no Centro de Sorocaba. Crédito da Foto: Vinicius Fonseca / Arquivo JCS (29/7/2020)

Moradores

As especulações de que a área abrigaria uma torre de apartamentos ou um supermercado ganharam força em meados de julho, quando os últimos locatários do conjunto residencial começaram a receber notificação para deixar os imóveis. O documento dava aos inquilinos prazo de 30 dias para desocupar amigavelmente o endereço.

Além de seu pioneirismo, por ser o primeiro embrião dos condomínios residenciais na cidade, o conjunto de casas no estilo “art déco”, com influências modernistas tinham três dormitórios, sala, cozinha, um único banheiro e ampla varanda guardava algumas curiosidades. As do lado esquerdo mantinham as chaminés, remanescentes do tempo em que as cozinhas eram equipadas com fogão à lenha, e assoalho de madeira sobre o porão, espaço que, ao longo do tempo, foi aterrado nas casas do lado direto.

Ex-inquilinos relatam que embora existam outros imóveis na mesma faixa de preços naquela região, a história e simplicidade das casas, com suas charmosas fachadas e varandas, fazia com que se sentirem “exclusivos”.

A vila ficava ao fundo do Casarão Stillitano - na última travessa que liga as ruas 7 de setembro e Penha antes de chegar na praça 9 de julho, no Centro - também datado de 1936, que foi demolido em março de 2010 após um longo processo de disputa judicial iniciado em 1996 entre herdeiros do proprietário e a Prefeitura de Sorocaba. (Da Redação)

Inquilinos foram notificados para deixar as casas há alguns meses. Crédito da Foto: Vinicius Fonseca / Arquivo JCS (29/7/2020)

Galeria

Confira a galeria de fotos