Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primavera chegará com clima de outono

22 de Setembro de 2019 às 00:01

Primavera chegará com clima de outono O colorido das flores pode ser visto nas ruas e avenidas e em jardins públicos e particulares. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (16/9/2019)

A partir das 4h50 desta segunda-feira (23) tem início a primavera, que segue até o dia 22 de dezembro, à 1h19. A nova estação começa em clima de outono, com temperatura mínima de 14ºC e máxima de 22ºC, que deve prosseguir até quarta-feira, conforme informações do meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Depois, o tempo melhora e a estação, como um todo, terá temperatura máxima acima da média, que é de 29ºC. A variação pode chegar até a 35ºC. Já a mínima do período será de 17ºC a 19ºC.

Schneider afirma que durante a primavera a população terá dias mais longos e abafados, por causa da umidade que vem da região amazônica. De acordo com análise do meteorologista, este inverno teve temperatura muito variável. “Começou quente e seco, mas depois teve período de chuvas e vieram as baixas temperaturas, inclusive com geadas. Na sequência entrou o calor, com recordes de temperatura para o período, e o ar ficou muito seco. Agora, bem no final, teve outra virada no tempo”, observa. Durante o inverno, a umidade do ar registrada foi de 33%, considerada abaixo do que a média para o período, que é de 39%.

Tempo quente

Primavera chegará com clima de outono A população terá dias mais longos e abafados, por causa da umidade que vem da Amazônia. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (16/9/2019)

Na opinião dos sorocabanos entrevistados pela reportagem, o inverno estava descontrolado. E devido a variação de temperaturas durante o período, o guardador de carros Wilson Camargo Coelho acredita que essa primavera será bem quente, com cara de verão.

Para o confeiteiro Zacarias Marques, como o tempo “está louco”, não dá para saber se vai firmar. Na sua opinião, a primavera terá dias quentes e também dias frios. É o que também pensa a analista fiscal Caroline Maciel. Ela afirma que por conta de tanta mudança na temperatura, sempre que sai de casa, leva uma blusa de frio.

Já a especialista em queijos Natali Agrela resume bem o clima da cidade: “a primavera vai ser no estilo de Sorocaba, em que todas as estações estão presentes em um único dia”, afirma. Ela lembra que saiu ontem de manhã de sua casa e o tempo estava abafado, mas um pouco nublado. “Depois saiu sol, em seguida choveu e aí esfriou”, observa. Ela lembra que nos últimos dias estava fazendo muito calor e durante a noite a temperatura caía. Na sua opinião, os dias quentes da primavera serão bem quentes a ponto de parecer verão, mas quando chegar o verão, acredita, será difícil aguentar o calor. “A cada ano está pior”, comenta. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos