Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Praça da Maçonaria terá mutirão de limpeza hoje

14 de Agosto de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Durante a ação na praça, maçons farão homenagem a Laelso Rodrigues.
Durante a ação na praça, maçons farão homenagem a Laelso Rodrigues. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (13/8/2021))

A Praça da Maçonaria, localizada no Jardim Paulistano, em Sorocaba, passará por um mutirão de limpeza e pintura hoje (14), das 9h às 11h, em uma iniciativa do Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim. Além disso, Laelso Rodrigues, instituidor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, receberá uma homenagem, às 10h.

“A ideia do mutirão surgiu primeiro porque é uma praça que representa a Maçonaria e também porque queremos mostrar que conseguimos trabalhar pela memória da cidade, como uma homenagem pelo seu aniversário. Além disso, queremos desmitificar que a Maçonaria é algo ‘de segredo’ e que podemos entregar algo para a sociedade”, explicou Luis Augusto Barbieri, secretário do Conselho.

Já em relação à homenagem, Barbieri enalteceu a importância de Laelso Rodrigues na adoção do programa Adote Uma Praça, da Prefeitura de Sorocaba.
“Vamos plantar uma árvore para homenagear o senhor Laelso, porque, em 2019, depois da assinatura do convênio com o programa, ele, que fazia parte do Conselho naquela gestão, acabou sendo o encarregado desses serviços para que a gente pudesse dar sequência e cuidar da praça”.

Atualmente, o Conselho Maçônico é composto por 38 lojas maçônicas, 36 de Sorocaba e duas de Votorantim. Segundo Barbieri, cada uma delas se comprometeu a levar de dois a três participantes para o mutirão, que também pretende homenagear o Dia do Maçon, comemorado no dia 20 de agosto.

“A ideia é que todos os maçons, acompanhados ou não por seus filhos ou outros parentes, façam esse trabalho de limpeza e pintura de bancos e vias. Com a presença de todos, o trabalho será feito ainda mais rápido, ainda mais porque nesta sexta-feira (13) a Prefeitura já disponibilizou um caminhão de água e já realizamos um pequeno trabalho de limpeza e varreção”, informou.

O convênio Adote Uma Praça, da Prefeitura de Sorocaba, foi assinado com o Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim na gestão de 2018 e 2019, na presidência de Paulo Húngaro Neto. Na oportunidade, Laelso Rodrigues foi o escolhido pelo Conselho para ser o gestor do projeto, que atualmente é administrado por Nélio Antunes de Lucia. O atual presidente do Conselho é Alan Henry Cacciacarro. (Marina Bufon)