Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Prevalecendo a verdade, eu serei inocentado’, diz Crespo

22 de Junho de 2019 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

‘Prevalecendo a verdade, eu serei inocentado’ diz Crespo Prefeito afirma que relatório da CPI “nada me incrimina”. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O prefeito José Crespo (DEM) falou com exclusividade ao Cruzeiro do Sul sobre o andamento da Comissão Processante que tramita contra ele na Câmara de Sorocaba. O chefe do Executivo alegou que “não tem nenhum vereador”, se disse inocente das acusações e ainda afirmou que uma eventual descontinuidade de governo é ruim para cidade.

“Para esse processo da Comissão Processante, ainda estamos trabalhando. Não sabemos nem a data em que ocorrerá essa votação. Há uma certa volatilidade nesse processo ao longo do tempo. Até porque, muitas coisas são interpretações ou fatos novos diante de cada vereador. Esse processo caminha isoladamente na cabeça de cada um dos vinte vereadores. Portanto, é difícil dizer como será o voto de cada um deles, daqui a várias semanas, quando acontecer essa pauta”, avalia o chefe.

Crespo considera que será inocentado. “Como eu não tenho culpa, é a minha visão e as provas que eu vou apresentar. Portanto, acredito que prevalecendo a verdade, a legalidade das coisas, eu serei inocentado. Terei sete ou mais votos a nosso favor e o governo continuará como foi democraticamente eleito. Mas temos que trabalhar nesse meio tempo. O governo não pode parar, como não parou”, diz.

O chefe do Executivo explanou sobre a possibilidade de efetivação de uma eventual cassação e da tramitação de acusações na Justiça. “A hipótese de uma ruptura democrática, que seria a cassação do prefeito e/ou da vice, embora legalmente possível, se houver votos suficientes, é ruim para a cidade. Uma descontinuidade seria horrível. E se um dos dois ou os dois forem culpados por algum crime? Bom, se eles forem culpados, serão condenados. É o processo judiciário, que, de fato, é mais lento, porém, mais embasado, mais justo, do ponto de vista técnico”, afirma.

Questionado se considera a situação justa, Crespo desconversa, mas diz esperar justiça. “Não se trata de ser a favor ou contra. É a regra. Espera-se, embora não seja um órgão investigativo, que a Câmara seja justa em cada um dos votos, mas são vinte votantes. Isso faz com que haja uma incerteza no ar.”

Crespo precisa de ao menos sete votos para ser inocentando, caso os trabalhos da Comissão Processante termine em votação em plenário. Ele diz que não sabe quantos tem. “O prefeito que sabe quantos votos tem, é que, de alguma forma, comprou os votos. Não precisa ser em dinheiro. Eu prefiro não ter voto garantido. Eu não quero e nem nunca quis ter vereadores na minha mão”, completa.

[irp posts="133925" ]

 

Por fim, o chefe do Executivo falou em falta de robustez nas acusações contra ele. “Não vejo robustez [de provas] nenhuma. O relatório da CPI em nada me incrimina”, lembra. Foi o relatório parcial da CPI do Voluntariado quem embasou a denúncia contra ele na Comissão Processante. (Marcel Scinocca)